Autarcas do Baixo Alentejo reúnem-se com ministro da Administração Interna e secretários de Estado

Sessão serviu para fazer o ponto de situação sobre as áreas de atuação destes membros do governo, no território do Baixo Alentejo

A CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo recebeu, na passada sexta-feira, o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, acompanhado pelos secretários de Estado da Administração Interna (isabel Oneto), da Proteção Civil (José Artur Neves) e das Autarquias Locais (Carlos Miguel).

Esta sessão de trabalho, promovida no âmbito do roteiro MAI, serviu para fazer o ponto de situação sobre as áreas de atuação destes membros do governo, no território do Baixo Alentejo.

No âmbito da Proteção Civil, verificou-se o estado dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assim como a execução das medidas preventivas que prescrevem, a análise das sete freguesias prioritárias (nos concelhos de Ourique, Almodôvar e Mértola) e a constituição das Equipas de Intervenção Permanente (já em funcionamento em 11 dos 13 concelhos).

Transferência de competências para autarquias locais e comunidades intermunicipais foi outro dos temas abordados. Irá ser agendada uma sessão de trabalho especialmente dedicada a este tema, para o próximo mês de Maio, com a participação do secretário de Estado das Autarquias Locais e dos presidentes de Câmara do Baixo Alentejo.

No campo da segurança, concelho a concelho, verificou-se quais as principais preocupações neste setor, nomeadamente a crescente população sazonal, composta por migrantes de diversas origens, que se instalam no território.

Quanto às instalações das forças de segurança, estão previstos investimentos de cerca de 6,5 milhões de euros. construção do Comando Territorial da GNR em Beja e reabilitação dos postos de Alvito, Barrancos e Serpa, bem como reabilitação do Comando Distrital de Beja da PSP.

 

Comentários

pub