Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, realça, na sua mensagem de Quaresma, que este é «um tempo privilegiado para adquirir um novo renovado impulso missionário», num ano dedicado pela Igreja portuguesa à missão. 

O Bispo destaca a importância do «testemunho dos santos e mártires da missão», de se investir na formação cristã, além de se dedicar «mais tempo para o encontro pessoal com Cristo vivo na Igreja, através da participação na Eucaristia, mesmo em dias feriais» e da «escuta da palavra de Deus e da oração pessoal, familiar e comunitária, sem esquecer a caridade missionária, concretizada na ajuda material a favor do imenso trabalho da evangelização e da formação cristã nas Igrejas mais necessitadas».

No contexto deste último aspeto, o prelado anuncia que a renúncia quaresmal deste ano dos cristãos algarvios destina-se a «atender um pedido chegado dos missionários dehonianos em Angola», presentes nas dioceses de Viana e Luena, para «apoiar obras ligadas à educação e ao âmbito social».

jf-quarteira

«Exorto-vos a que sejais generosos na contribuição para esta partilha fraterna, como expressão da nossa comunhão eclesial com estas duas Igrejas missionárias», acrescenta o Bispo.

D. Manuel Quintas refere que os cristãos são convidados a «assumir a missão de Cristo, de modo a levar o Evangelho a todos».

«O tempo da Quaresma vem, mais uma vez, recordar-nos o caminho de conversão que somos chamados a percorrer, em ordem à celebração do mistério central da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Cristo! Um tempo privilegiado de escuta da palavra de Deus, que a Igreja diariamente nos oferece e de acolher as suas propostas assumidas como caminho de conversão», lê-se, ainda, na mensagem.

«Quando deixamos de iluminar a nossa vida com a luz pascal de Cristo e perdemos o horizonte da Ressurreição impõe-se a lógica do tudo e imediatamente, do possuir cada vez mais, conduzindo a uma situação de rutura da comunhão com Deus, com os outros e com a criação», prossegue, alertando que «a avidez, a ambição desmedida de bem-estar, o desinteresse pelo bem dos outros conduzem à exploração da criação (pessoas e ambiente), movidos pela ganância insaciável, que considera todo o desejo um direito e acabará por destruir até os que se deixam dominar por ela».

O Bispo do Algarve convida-nos a restabelecer a «fisionomia» e o «coração de cristãos, através do arrependimento», da «conversão» e do «perdão», para podermos «viver toda a riqueza da graça do mistério pascal».

D. Manuel Quintas recorda que «a procura do silêncio exterior e interior, a intensificação da oração, a prática do jejum solidário, a esmola e a partilha fraterna constituem referência habitual e critério para avaliar a eficácia do caminho de conversão quaresmal».

«Como nos propõe o Papa Francisco devemos jejuar, para aprender a modificar a nossa atitude com os outros e com as criaturas, ou seja, passar da tentação de satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, e preencher o vazio do nosso coração; orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia; dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence».

«Este caminho de conversão proporcionar-nos-á, igualmente, o encontro com a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de o amar a Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira felicidade», explica.

D. Manuel Quintas, que esta noite preside, às 21h00, à celebração de Quarta-feira de Cinzas na Sé de Faro, espera que desta Quaresma e da próxima Páscoa possa resultar «uma Igreja diocesana mais fraterna e mais missionária».

sessões de cinema de inverno
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

robert prevost

Leão XIV: Norte-americano Robert Francis Prevost é o novo Papa

papa francisco

Vigília de oração em memória de Francisco decorre na Igreja Matriz de Lagoa

Vatican City, Vatican. February 3, 2016. Portrait of Pope Francis, Jorge Bergoglio, during the tour of St. Peter's Square.

Igreja algarvia vai «celebrar a vida» do Papa Francisco com missa na Sé de Faro