Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sendo o álcool uma droga que lentifica o sistema nervoso central, é de extrema importância que os pais influenciem de forma positiva as decisões dos filhos para com o álcool, independentemente da sua maturidade e personalidade.

Sabe-se que atualmente mais de 80% dos adolescentes experimentam o álcool até aos 14 anos, o que deveria apenas acontecer aos 18 anos, dado que ainda se está perante um desenvolvimento cerebral importante.

De onde vem a grande motivação dos adolescentes experimentarem o álcool?

lagos eventos

Muitos adolescentes associam o álcool a tornar-se adultos. Outros à adrenalina associada a um comportamento de risco. Outros ao combate de problemas emocionais e psicológicos, problemas sociais na família e na escola.

Enquanto pai, deve incentivar o seu filho a experimentar o álcool apenas aos 18 anos, quando atinge igualmente a idade para conduzir e votar, ao mesmo tempo que deve incentivar o seu filho a ter uma vida preenchida com atividades de lazer, de trabalho e descanso.

A regra de dividir o dia em 3: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso é válida para toda a família e potencia a sensação de qualidade de vida e de equilíbrio emocional.

Por outro lado, nunca se esqueça que os seus filhos estão constantemente a modelar o seu comportamento, portanto tenha também um comportamento responsável quanto ao álcool.

 

Autora: Marta Pimenta de Brito (Psicóloga)
Autora do blogue: https://martapimentadebrito.wordpress.com/
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

vamos à vila 2025
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

tecnologia interativa nos museus para jovens

Estudo revela que adolescentes querem tecnologia interativa nos Museus

prof alexandra reis investigação dislexia ualg

Professora da UAlg é 6ª no ranking de principais cientistas de Psicologia em Portugal

perfecionismo_perfecionista|FOTO-Ana-Telma-Pereira-scaled

As pessoas perfecionistas sofreram mais durante a pandemia