Beja lança projeto para inclusão de ciganos e migrantes

Projeto vai ser comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)

A Câmara de Beja e a Cáritas Diocesana de Beja vão lançar o projeto  “Rostos com Futuro”, que visa a promoção da igualdade de oportunidades junto da comunidade cigana e migrante.

As duas entidades viram aprovada uma candidatura de 300 mil euros ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), que irá comparticipar a execução do projeto em 85%, ou seja, com  255 mil euros. A autarquia bejense vai suportar os restantes 45 mil euros.

Segundo a Câmara de Beja, a Cáritas Diocesana de Beja assume um papel importante na execução do projeto «pelo conhecimento e trabalho realizado nesta área».

A instituição «pretende implementar uma equipa de mediadores para intervir junto da comunidade cigana e migrante no concelho de Beja, para desenvolver a mediação intercultural como modalidade de intervenção de terceiras partes e em situações sociais de multiculturalidade significativa, assim como aproximar as partes, melhorar a comunicação, a compreensão e a convivência pacifica».

O “Rostos com Futuro” irá «privilegiar a participação dos mediados na resolução dos seus problemas».

«Deste modo, o Município de Beja trabalha para a inclusão de todos os que fazem parte do concelho de Beja, colocando-se do lado das possíveis soluções que tanto são necessárias para a convivência entre todos, de forma empática e positiva», concluiu a autarquia.

Comentários

pub