Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O Governo aprovou esta semana, em Conselho de Ministros, o decreto que classifica como sítio de interesse nacional, com a designação de “monumento nacional”, o Complexo Arqueológico dos Perdigões, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora).

Segundo o Governo, a classificação deste complexo arqueológico justifica-se «pelas suas dimensões monumentais e bom estado de conservação», assim como «pela excecionalidade dos materiais nele recolhidos, que identificam uma ocupação por um período superior a mil anos».

Por todos estes motivos, sublinhou o Conselho de Ministros, «o complexo dos Perdigões deve ser reconhecido como um conjunto de superior relevância histórica, cultural e científica com elevado potencial de valorização».

vamos à vila 2025

O Complexo Arqueológico dos Perdigões situa-se na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz.

Há mais de 5 mil anos, os Perdigões eram um importante santuário para onde convergiam populações vindas de várias regiões, para aí realizar rituais ligados à morte, ao culto dos antepassados e ao mundo simbólico.

Desde há 18 anos que o projeto dos Perdigões tem vindo a ser investigado, sob a responsabilidade de António Valera, investigador integrado do ICArEHB, e é na atualidade um dos projetos mais profícuos dedicados ao conhecimento da realidade dos recintos de fossos da Pré-História recente ibérica.

maozorra
teatro das figuras

Também poderá gostar

20240618_105650_Castelo-de-Salir-1024x768|Castelo de Salir em consulta pública

Há mais seis processos de classificação de imóveis em curso no Algarve

Castelo de Silves

Património classificado está presente em Portugal inteiro, exceto em cinco concelhos

Polo Museologico de Salir_er_04

Castelo de Salir proposto para classificação como Monumento de Interesse Público