“Um Mar de Filmes!”, uma mostra de cinema documental de cariz etnográfico ao ar livre, vai invadir, nos sábados do mês de Setembro, a Fortaleza de Sagres, os Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo).
A iniciativa decorre nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Setembro, nestes monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve.
O filme “O Mar de Sines” fará a abertura do festival na Fortaleza de Sagres, no dia 1 de Setembro, às 21h00, com a presença do realizador Diogo Vilhena e do produtor António Campos.
«Este documentário é um projeto de cinema com a comunidade, que reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.
“Um Mar de Filmes!” é um projeto do Rizoma Lab – Associação Cultural e tem a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista, produção técnica de Pedro Glória e conta com Carolina Rufino e Diogo Vilhena como programadores associados.
Já a 8 de Setembro, às 21h00, será exibido o filme “É na Terra não é na Lua”, de Gonçalo Tocha, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.
Para 15 de Setembro, fica guardado o filme “A Mãe e o Mar”, do mesmo realizador, que vai ser apresentado, às 21h00, na Fortaleza de Sagres.
A Ermida de Guadalupe será, depois, o próximo monumento a acolher esta mostra, com exibição do filme “Pedra e Cal”, de Catarina Alves Costa, a 22 de Setembro, às 21h00.
O filme “Medronho Todos os Dias” fará o encerramento da iniciativa, a 29 de Setembro, às 21h00, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.
Este filme acompanha o saber singular do processo de produção de aguardente de medronho e a sua presença por toda a região de Monchique. Esta sessão conta com a presença do Grupo Coral da Confraria de Medronho, seguido de uma prova de medronho.
“Um Mar de Filmes!” está integrado no DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve e tem a colaboração do Museu Municipal de Portimão, Câmara Municipal de Portimão e apoio da Quinta do Barranco Longo.
Para mais informações, basta clicar aqui.