Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

O projeto SER, de promoção do sucesso escolar em alunos do 1º ciclo, vai continuar nas escolas do concelho de Albufeira no próximo ano letivo. 

Este projeto tem como objetivo «ensinar às crianças a controlar emoções através do desenvolvimento da inteligência emocional na escola», explica a Câmara de Albufeira.

As sessões semanais abrangeram cerca de 750 crianças e, face aos bons resultados alcançados, no próximo ano letivo serão alargadas a mais escolas do concelho.

vila do bispo

Estas sessões estão inseridas na área curricular não disciplinar “Educação para a Cidadania”, «que foram implementadas no passado ano letivo com o objetivo de proporcionar um maior bem-estar pessoal e social às crianças, bem como diminuir comportamentos e atitudes de indisciplina, agressividade e desmotivação».

Através de dinâmicas de grupo, exercícios, jogos criativos, técnicas de “respiração consciente”, momentos de relaxamento e foco de atenção e concentração, as crianças são levadas a expressar sentimentos, a libertar tensões e a gerar emoções positivas, o que contribui para reduzir a ansiedade e a impulsividade, melhora a capacidade de gerir os conflitos, ajuda a controlar as emoções e aumenta o seu equilíbrio emocional.

«Esta metodologia conduz ao desenvolvimento da assertividade, motivação, estímulo, autoestima e autoconfiança do aluno, o que contribui para o aumento do sucesso escolar e para a diminuição dos comportamentos de risco nas crianças e jovens do concelho», refere José Carlos Rolo.

Para o presidente da Câmara de Albufeira, «é importante que os alunos tenham consciência de si e dos outros e aprendam valores para conviver em sociedade, desenvolvendo o seu pensamento crítico e criativo».

No próximo ano letivo, o Município pretende, além de alargar o projeto SER a outras escolas do concelho, envolver cada vez mais professores através de ações conjuntas que permitam a reflexão acerca de estratégias a implementar na sala de aula, que contribuam para maximizar os objetivos do programa.

A Divisão de Educação e Ação Social do Município está ainda a desenvolver uma ação de Meditação e Relaxamento para crianças com necessidades educativas especiais, que se destina a alunos que frequentem as unidades de ensino especializado das escolas do concelho de Albufeira.

As sessões decorrerão durante o próximo ano letivo, no Parque Lúdico, entre as 10h00 e as 12h00, mediante marcação. Para mais informações contacte o telefone 289 599 684 ou e mails: [email protected] / [email protected].

inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Rede de Bibliotecas de Odemira quer promover a leitura entre os mais de 3 mil alunos do concelho

Rede de Bibliotecas de Odemira quer promover a leitura entre os mais de 3 mil alunos do concelho

Sul Informação - Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal

Professor do Algarve é um dos dois vencedores do “Global Teacher Prize Portugal”

Sul Informação - Algarve2030 promove Encontro sobre Boas Práticas no Sucesso Escolar

Algarve2030 promove Encontro sobre Boas Práticas no Sucesso Escolar