Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul Informação18 professores, de cinco países europeus (Bulgária, Espanha, Macedónia, Lituânia e Polónia), estiveram em Olhão entre 14 e 18 de Maio, no âmbito do projeto ERAMUS+ “My little Europe”, numa iniciativa que pretende promover o intercâmbio cultural junto dos alunos do 1º ciclo.

A cerimónia de boas-vindas, realizada na manhã de 14 de maio, na Escola Paula Nogueira, em Olhão, foi organizada pelos anfitriões portugueses – professores e alunos do 1º ciclo, das turmas 2ºB e 3ºB da Escola nº5, e 4ºB da Escola nº7, do Agrupamento Paula Nogueira – que desde o ano 2016 têm estado envolvidos neste projeto transeuropeu coordenado pela Polónia.

Em clima de grande entusiasmo e euforia, os professores estrangeiros, pela primeira vez em Portugal, foram recebidos com canções e danças tradicionais portuguesas e receberam das mãos dos alunos a oferta de um pequeno cabaz com produtos regionais algarvios, bem como um ramo do Dia da Espiga.

jf-quarteira

Durante os dias da estadia, além de visitar as escolas e participar em atividades com os alunos das turmas envolvidas, o grupo de professores estrangeiros teve a oportunidade de visitar os pontos de interesse sociocultural do concelho de Olhão, bem como outros locais emblemáticos da região do Algarve.

Sul Informação

Além do intercâmbio cultural, alargar horizontes geográficos, despertar o gosto pela pesquisa e trabalho em grupo, aprender sobre heróis locais, nacionais e europeus selecionados pelos alunos, desenvolver competências ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e praticar uma língua estrangeira (o inglês), são algumas das metas deste inovador e motivador projeto educativo, ao alcance de um clique através das novas ferramentas tecnológicas disponíveis nas salas de aula.

Aos professores envolvidos, o ERAMUS+ “My little Europe” permite, entre outras mais-valias, um enriquecimento pessoal e curricular, através do intercâmbio de boas práticas nas instituições de ensino.

A base de desenvolvimento deste projeto assentou no estudo da neurodidática, uma disciplina que resulta do cruzamento entre as neurociências e a pedagogia.

Mais informações podem ser obtidas em https://erasmusmais.eu.

inframoura

Também poderá gostar

Sul Informação - Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal

Professor do Algarve é um dos dois vencedores do “Global Teacher Prize Portugal”

Sul Informação - EB 2,3 João da Rosa fechou ano letivo mostrando os seus talentos

EB 2,3 João da Rosa fechou ano letivo mostrando os seus talentos

Sul Informação - Agrupamento de Escolas Rio Arade foi a Cracóvia participar em projeto internacional

Agrupamento de Escolas Rio Arade foi a Cracóvia participar em projeto internacional