Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre
Sul Informação
Sam Alone & The Gravediggers

Sam Alone & The Gravediggers, Bruno Pernadas, Riding a Meteor e Ricardo Martins são nomes confirmados para o 15º Festival MED, que se realiza de 29 de Junho a 1 de Julho, no Centro Histórico de Loulé, numa aposta na música portuguesa. 

 

À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, o MED continua «a apostar no que de melhor se faz atualmente ao nível da música portuguesa e em projetos nacionais inovadores», considera a Câmara de Loulé.

Banner lateral albufeira

Para o quarteirense Poli Correia (Sam Alone), a música é uma forma de contar histórias sinceras sobre pessoas comuns com que todos nos podemos relacionar sobre o crescimento, lutas quotidianas e heróis do dia a dia. Em palco, Sam Alone está armado com a sua “Working Class Rifle“, uma velha guitarra áspera, e acompanhado pelos Gravediggers, um grupo de pessoas com pensamento similar e que partilham a mesma visão de tocar música orgânica, música para o povo.

Com um enraizamento na folk americana e nas canções de protesto clássicas, trazem uma abordagem fresca e contemporânea. Este é um regresso ao MED já que Sam Alone já atuou neste Festival com a sua antiga formação.

Quem também marcará presença em Loulé é o novo projeto do compositor e multi-instrumentista Bruno Pernadas.

Sul Informação
Bruno Pernadas

«O músico parte de uma busca pessoal pela relação entre a mitologia egípcia no que diz respeito à adoração do crocodilo do Nilo e o comportamento humano contemporâneo ocidental», diz a Câmara de Loulé.

O novo disco combina vários estilos tais como west coast jazz dos anos 70, lounge oriental, krautrock, freak folk, pop music, sampling e processamento de eletrónica low fi, exótica e soul music.

Tal como o seu antecessor, conta com a participação de nomes como João Correia (Tape Junk, Julie & The Carjackers), Afonso Cabral (You Can’t Win, Charlie Brown), Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout, They’re Heading West) ou Margarida Campelo (Julie & The Carjackers, Real Combo Lisbonense, Minta & The Brook Trout).

De Faro, o projeto inovador e arrojado Riding a Meteor tem também presença assegurada no 15º Festival MED. Tira partido dos ambientes eletrónicos e de sonoridades acústicas, por vezes até eruditas, a fim de nos convidar a uma viagem pintada por analogias conceptuais.

 

Por fim, o guitarrista algarvio Ricardo Martins será outro dos nomes nacionais que se juntam à festa da World Music em Loulé. O artista faz parte da nova geração de músicos de guitarra portuguesa que tem raízes noutros mundos musicais e também dos poucos guitarristas que compõe peças para este instrumento tão português.

Sul Informação
Ricardo Martins

Ao longo dos 11 temas que fazem parte do seu mais recente trabalho, “Contos e Lamentos”, encontram-se raízes da música tradicional, folclore, música clássica e do fado, contando o disco com participações de instrumentos fora do ambiente da guitarra portuguesa como é o exemplo do acordeão, flauta, percussão e contrabaixo com arco.

O cartaz final será apresentado no Cine-Teatro Louletano, no dia 26 de Maio, numa noite que contará com o concerto de Omiri.

Até ao dia 24 de Junho, os bilhetes para o Festival MED podem ser adquiridos aqui, com os seguintes preços: bilhete diário – 10 euros, bilhete festival (acesso aos três dias de MED) – 25 euros e bilhete diário família (dois adultos e duas crianças até 16 anos) – 25 euros.

Para mais informações clique aqui.

sessões de cinema de inverno
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé