Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Sul InformaçãoA dona Filipa Faísca de Sousa, natural de Querença, é uma das mais carismáticas artesãs do concelho de Loulé e vai ter direito a expôr as suas bonecas artesanais no Dia do Município, 10 de Maio, das 9h00 às 17h00, no Posto de Turismo de Salir. 

Cada boneca retrata ao pormenor um ofício, uma tradição ou mesmo um costume do interior.

A coleção de bonecas foi recentemente adquirida pela Câmara de Loulé com o intuito de dar a conhecer o minucioso trabalho desta senhora, sábia conhecedora das tradições e cultura da serra de Loulé.

Banner lateral albufeira

Filipa Faísca de Sousa nasceu no sítio do Borno, em Querença, a 22 de Maio de 1934. Em tenra idade começou a interessar-se por cantigas, contos, orações e lengalengas da cultura popular que ouvia de sua mãe ou que aprendia no seu dia a dia.

Nos anos 80, começou a fazer artesanato, nomeadamente a confecionar bonecas de trapo que contam parte da cultura local, falam das gentes e da vida no campo. Ao longo dos anos, muitos têm sido os admiradores da arte da dona Filipa de Sousa, tão bem representada pelas suas bonecas feitas à mão e vendidas em mercados ou lojas de artesanato no concelho de Loulé.

Os interessados poderão visitar a exposição a partir de 10 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, no Posto de Turismo de Salir. A entrada é gratuita.

lagos eventos
teatro das figuras

Também poderá gostar

Helder MAcedo

Hélder Macedo vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CML

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

tanto mar

Loulé começa hoje a navegar nas ondas do “Tanto Mar”