Beja celebra património que se come em festival dedicado aos cogumelos

A silarca, um cogumelo silvestre endógeno do Baixo Alentejo, volta dar o nome e o sabor ao festival gastronómico que […]

A silarca, um cogumelo silvestre endógeno do Baixo Alentejo, volta dar o nome e o sabor ao festival gastronómico que vai decorrer a partir de amanhã, sexta-feira, até domingo, dia 4 de Março, na Cabeça Gorda, no concelho de Beja.

A 5ª edição do Silarca Festival do Cogumelo servirá, não só, para divulgar e valorizar a gastronomia local, mas também outro elemento patrimonial do Alentejo: o Cante Alentejano.

A principal atração do evento é a gastronomia, que pode ser encontrada nas tascas/restaurantes que se reunirão na Tenda Micológica do Silarca Festival do Cogumelo. Ali, estarão reswpresentados restaurantes locais, «que nestes dias contarão na sua ementa com petiscos e pratos típicos em que as silarcas são o ingrediente especial», segundo a Câmara de Beja, que organiza o festival em conjunto com a Junta de Freguesia da Cabeça Gorda.

Também importante para a organização é a vertente de divulgação do Cante Alentejano, que já foi reconhecido como Património Imaterial da Humanidade. Este ano, apostou-se em mostrar formações compostas por jovens e crianças, tendo sido convidados a participar o Grupo Coral da Vidigueira, o Grupo Coral Bafos de Baco, o Grupo Coral “Os Discípulos” e o Grupo Coral os Moços da Aldêa. «O projeto Herança com Raízes das crianças da escola Mário Beirão, também marcará presença. O culminar desta iniciativa termina num desfile de grupos corais e respetiva atuação na tenda micológica», revelou a autarquia.

Paralelamente, será o promovido um programa cultural que contará com animação de rua, a cargo dos grupos “Tocar e Bombar” e “Maravilhas do Alentejo”, a atuação do humorista e ator Bruno Ferreira, padrinho do evento, e uma feira do livro.

«As dinâmicas do Silarca Festival do cogumelo também passam pela promoção da reflexão e do debate sobre a sustentabilidades destes importantes recursos naturais, bem como pela dinamização de um passeio micológico no parque biológico, a realização de conversas em torno dos cogumelos e de recursos silvestres, bem como a realização três showcookings de culinária», segundo a Câmara de Beja.

O evento contará com a presença de 50 expositores, que apresentarão produtos ligados «à produção de cogumelos, ervas aromáticas, licores regionais, doçaria tradicional, bordados e costuras da nossa terra, bem como algum artesanato regional».

Comentários

pub