Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoO Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) vai atravessar o Atlântico no rasto dos algarvios que procuraram a Ibero-América nos séculos XVI e XVII, vai lançar uma “revista mediterrânica falada” e promoverá um concurso de “Cadernos de Viagem” inspirados nos itinerários de Manuel Teixeira Gomes.

Estas são algumas das propostas culturais do ICIA para o ano de 2018, que integram um programa aprovado no sábado pelos associados do instituto. E, apesar das viagens, algumas a locais bem longínquos, tudo acontecerá em Portimão, onde esta entidade está sediada.

«Entre as iniciativas previstas, abertas ao público, destaca-se a apresentação de uma revista falada intitulada “Regressos” (em evocação do livro homónimo de crónicas de Manuel Teixeira Gomes), que, no dia de aniversário do escritor e viajante portimonense, desafiará à reflexão sobre o Mediterrâneo», segundo o instituto.

são brás de alportel

«“Regressos” será uma revista de artigos, reportagens e crónicas faladas, debates e entrevistas, tudo ao vivo, num cenário privilegiado com vista sobre o Arade, onde não faltará espaço para as ficções e os sabores mediterrânicos», segundo João Ventura, presidente do ICIA.

Outro ponto alto do programa é o concurso de “Cadernos de Viagem” inspirado nos itinerários mediterrânicos de Manuel Teixeira Gomes.

Esta iniciativa, especialmente dirigida aos alunos do ensino secundário, mas aberta à participação do público em geral, desafia os concorrentes a colocar-se na pele do viajante Manuel Teixeira Gomes, durante o seu périplo mediterrânico, «anotando, desenhando e colando num caderno as suas impressões de viagem».

Entretanto, a historiadora Maria da Graça Mateus Ventura, em cooperação com o Centro de História da Universidade de Lisboa, prosseguirá com o projeto “Cultura material e identidade cultural dos portugueses no Peru na época moderna: estratégias de integração e de diferenciação, baseado em fontes dos arquivos ibero-americano”.

Este estudo está a ser feito com recurso a informação existente no Archivo General de la Nación do Peru e no Archivo Histórico Nacional de Espanha e visa encontrar pontes entre a história do Algarve e a da Ibero-América.

Em 2018, o ICIA também irá lançar uma “Ilustração Algarvia”, «recuperada a partir da icónica revista Ilustração Portuguesa». Este projeto consistirá «numa pesquisa e reedição de informação sobre a História Contemporânea do Algarve, através da iconografia, publicidade, fait-divers, literatura, fotografia, artes em geral, política e turismo, selecionada na revista Ilustração Portuguesa», segundo Carlos Osório, o mentor da ideia.

O programa do ICIA para 2018 contará, igualmente, com tertúlias literárias, recitais de poesia e passeios culturais.

jf-quarteira
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - João Morgado vence Prémio Literário Santos Stockler 2022/2023

João Morgado vence Prémio Literário Santos Stockler 2022/2023

Sul Informação - Museu de Portimão inaugura exposição “Planeta Azul”

Museu de Portimão inaugura exposição “Planeta Azul”