Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoAté ao final deste ano, o Município de Lagos fará o pagamento de 2.368.421 euros, valor a amortizar do capital em dívida referente ao PAEL – Programa de Apoio à Economia Local, acaba de anunciar a autarquia.

A candidatura ao PAEL e o respetivo Plano de Ajustamento Financeiro do Município de Lagos foram aprovados pelo Governo, no final do ano de 2012. O valor de financiamento atribuído ao Município de Lagos foi fixado em 9.508.643,58 euros e tinha um prazo de pagamento de 14 anos.

«Cinco anos depois, em 2017, com o pagamento deste montante, o Município amortiza assim, e antecipadamente, o capital em dívida, mantendo sempre a preocupação e o objetivo de diminuir impostos», explica a autarquia, em nota de imprensa.

sessões de cinema de inverno

Para Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, «os últimos anos têm sido anos de causas, compromissos, incentivos, de conquistas, de consolidação e fortalecimento», e, acima de tudo, «de coesão em prol do nosso município e dos nossos cidadãos».

A adesão de Lagos ao Programa de Apoio à Economia Local foi motivada pelas «dificuldades financeiras da autarquia, devido à queda acentuada, a partir de 2008, das suas principais fontes de receita, principalmente do IMT, licenciamento de obras e derrama», recorda a autarquia.

Sul Informação
Joaquina Matos

O PAEL tinha como principal objetivo a regularização de dívidas vencidas há mais de 90 dias, registadas na Direção Geral das Autarquias Locais, à data de 31 de Março de 2012.

Como o nome do programa indica, este financiamento extraordinário destinava-se a injetar recursos financeiros nas empresas e famílias locais, honrando os compromissos vencidos dos municípios perante os seus prestadores de serviços e fornecedores.

Com a operacionalização deste programa e o financiamento que instituía, «aliados a um grande rigor e austeridade na gestão autárquica, o município conseguiu meios financeiros para fazer face ao seu passivo de tesouraria, a um juro inferior ao praticado, na altura, pelas instituições financeiras comerciais, e muito inferior também aos juros de mora que recaem sobre as dívidas a fornecedores e prestadores de serviços».

Por outro lado, «converteu-se dívida de curto prazo, vencida e exigível, em dívida de longo prazo, aliviando a tesouraria municipal nos tempos de crise e de dificuldades acrescidas em que a Câmara teve que fazer face a um número acrescido e cada vez maior de solicitações».

Cinco anos depois deste apoio do Governo, o Município de Lagos «consegue amortizar toda a sua dívida referente ao PAEL», conclui a autarquia.

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

Lagos cidade (2)_OCS

Chega alcança vitória em Lagos, AD fica no 2º lugar

Câmara de Lagos_er_02

Prestação de contas e relatório de gestão em foco em nova sessão da Assembleia Municipal de Lagos

Alexandre Nunes Lagos 2021

Alexandre Nunes volta a ser o candidato da CDU à Câmara de Lagos