Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Sul Informação
Uma cameleira na Serra de Monchique

As inscrições para a Rota das Camélias, que vai decorrer em Monchique, no dia 19 de Fevereiro, a partir das 9h30, estão abertas até ao dia 16. O evento está inserido no III Festival das Camélias.

O ponto de encontro para esta Rota das Camélias será o Largo de São Sebastião.

Este passeio pedestre, com cerca de 4 quilómetros, desenvolve-se na zona periférica da vila de Monchique e em algumas partes do aglomerado urbano, onde se podem observar conjuntos destas plantas em ambiente natural, sendo que também serão visitados jardins privados e a maior coleção particular de camélias do Algarve.

maozorra

Foram os descobridores portugueses que trouxeram do Oriente a Cameleira (também chamada Japoneira em algumas zonas do país e cujo nome científico é Camellia japonica), abrindo assim caminho a uma proliferação por todo o país e também por Espanha.

Séculos depois, a camélia constitui um importante elemento da paisagem, tendo sido na sua maioria plantada em belos jardins senhoriais, alimentando e iluminando a paixão e a alma das famílias.

A Serra de Monchique, a que também se chama Jardim do Algarve, é a zona mais sul do país onde existem camélias, plantas delicadas que precisam de condições especiais de clima e de solo.

Clique aqui para ver (e ler) como foi o passeio pela Rota das Camélias no ano passado.

jf-quarteira

Também poderá gostar

unnamed

Projeto internacional cria estúdios de gravação na natureza em Monchique

Bolo de Tacho (Monchique)

«Bolo de Tacho» de Monchique inscrito como Património Cultural Imaterial

joao afonso

Monchique celebra 25 de Abril com João Afonso e espetáculo para escolas