Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner desporto portimao

Sul InformaçãoOs alunos internacionais que estudam Universidade do Algarve ao abrigo do programa Erasmus (e não só), vão ser “mimados” com um programa cultural que incluirá gastronomia, passeios à descoberta dos diferentes concelhos e a ida a eventos que estão inseridos no programa «365 Algarve».

A parceria arranca amanhã, sábado, em Vila do Bispo, com os alunos a terem oportunidade de conhecer melhor este concelho e de ver o espetáculo «Morphosis», um projeto de Hugo Alves e João Frade que une o trompete e o acordeão. Seguem-se novas iniciativas em diferentes pontos da região, até Maio.

A Região de Turismo do Algarve, que gere o programa que prevê a realização de eventos culturais um pouco por toda a região, até Maio, desafiou as autarquias da região, através da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e a UAlg a unir esforços para proporcionar uma experiência que alia turismo e cultura aos estudantes universitários que optaram por fazer a sua formação, ou parte dela, no Algarve.

lagos eventos

«Tendo como foco principal da parceria os alunos internacionais, Erasmus e outros, a frequentar a Universidade do Algarve – cerca de 1200 estudantes –, pretende ganhar-se embaixadores da região e do programa 365 Algarve, através da promoção e descoberta das pessoas, identidade e território, bem como afirmar a oferta cultural, no sentido de passar a palavra de que na região todos os dias contam», segundo a comissária do «365 Algarve» Dália Paulo.

«Pedimos aos 16 municípios do Algarve para num dos dias de espetáculo definirem um programa de visita cultural, sem esquecer a gastronomia e outros atrativos turísticos que certamente irão maravilhar os alunos internacionais a frequentar a Universidade do Algarve. Assim, estes jovens estudantes estrangeiros vão conhecer alguns dos segredos da região ao mesmo tempo que assistem a apresentações do programa 365 Algarve, uma forma original de aliar cultura e turismo», explicou, por seu lado, Desidério Silva, presidente da RTA.

Já o reitor da Universidade do Algarve António Branco considera que «esta parceria confere especial ênfase, por um lado, à estratégia de internacional da instituição e, por outro, à natureza cosmopolita da região, articulando-as num esforço conjunto centrado na valorização do Algarve enquanto região de Cultura».

Segundo a RTA, esta «parceria inédita» pretende dar corpo a três dos princípios base do «365 Algarve», nomeadamente «reforçar a identidade cultural do território, construir um projeto estruturante e sustentável e melhorar a experiência e a perceção do destino».

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Sul Informação - Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Sul Informação - Herdades alentejanas convidam turistas a participar nas vindimas

Turismo do Centro quer rota de enoturismo com Alentejo e Extremadura espanhola

Sul Informação - Hoteleiros algarvios são os que esperam maior ocupação na Páscoa

KIPT CoLAB apresenta estudo sobre o futuro das profissões no turismo