Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavita

Sul InformaçãoO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai libertar 150 meros, em Quarteira, no dia 28 de Novembro, e em Armação de Pêra, no dia seguinte. Esta ação quer contribuir para o repovoamento destes peixes, quase extintos na costa algarvia.

Os meros, cujo nome científico é Epinephelus marginatus, foram produzidos e criados na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do IPMA, estão identificados com uma marca amarela numerada e têm entre 3 e 4 anos de idade.

Os peixes pesam entre 700 gramas e 2 quilos (média 1,3 quilos) e medem entre 35 e 48 centímetros (média 41 centímetros). «A zona escolhida para libertação é caracterizada por ter uma grande extensão de fundo rochoso a baixa profundidade, que é o habitat preferencial desta espécie», explica o IPMA.

lagos marchas populares

Esta ação tem como objetivo «alertar os principais utilizadores da área de libertação para a colaboração com a investigação, no sentido de libertarem os peixes caso eles sejam capturados com vida e para reportarem os avistamentos dos peixes marcados».

Estas ações vão ter a colaboração da Armalgarve (Associação de Armadores do Algarve), da Associação de Pescadores de Armação de Pêra e de clubes de mergulho de Quarteira e Armação de Pêra.

 

Programa das libertações:

Dia 28 de Novembro:

7h45 – Captura dos meros na EPPO para transporte para o Porto de Pesca de Quarteira
8h30 – Partida da EPPO do veículo que transporta os meros
9h30 – Chegada ao Porto de Quarteira e transferência dos peixes para as embarcações que vão proceder à sua libertação. Explicação no local dos detalhes da missão. Apresentação à imprensa.
10h15 – Partida das embarcações
12h – Fim da missão e regresso ao Porto de Quarteira

Dia 29 de Novembro:

7h45 – Captura dos meros na EPPO para transporte para a praia dos pescadores de Armação de Pêra
8h30 – Partida da EPPO do veículo que transporta os meros
9h30 – Chegada à praia dos pescadores de Armação de Pêra e transferência dos peixes para as embarcações que vão proceder à sua libertação. Explicação no local dos detalhes da missão. Apresentação à imprensa.
10h15 – Partida das embarcações

festival do marisco de olhao
joana espadinha ao vivo no tempo

Também poderá gostar

Sul Informação - Tempo quente vai continuar pelo menos até 17 de Julho

DGS deixa alertas devido à subida das temperatura a partir de hoje

Sul Informação - Copernicus diz que é certo que 2024 será ano mais quente desde que há registos

Algarve e Alentejo sob aviso amarelo por causa do calor

Sul Informação - Copernicus diz que é certo que 2024 será ano mais quente desde que há registos

Temperaturas vão subir, e muito, a partir de dia 15