Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Sul InformaçãoO atleta algarvio Luís Costa garantiu esta quinta-feira a 8ª posição na prova de estrada H5 dos Jogos Paralímpicos, que estão a decorrer no Rio de Janeiro.

O ciclista, que disputou a prova de 60 quilómetros em handbikes (bicicletas propulsionadas com os braços), repetiu a mesma posição que tinha conseguido ontem, no contrarrelógio H5.

Esta quinta-feira, o vencedor da prova foi o sul-africano Ernst van Dyk, que venceu a prova ao sprint, no duelo com o campeão olímpico em título Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 que perdeu ambas as pernas num acidente,  que ficou na 2ª posição. O bronze foi para ao holandês Jetze Plat.

festival do marisco de olhao

Luís Costa era um dos favoritos nesta prova, mercê do estatuto de líder da classificação mundial da classe, mas acabou por não conseguir o seu objetivo de ganhar uma medalha.

«Queria mesmo fazer uma grande surpresa e a minha ideia era ir com eles mais ou menos até final e, nessa altura, tentar surpreender. Eu não era favorito e eles iam estar todos concentrados no Zanardi. Acreditei até ao fim, mas quando, a dois quilómetros da meta, olhei para trás, vi que estavam todos muito perto de mim. Bati-me em cima da linha e foi o que consegui», explicou o atleta estreante nos Paralímpicos.

Luís Costa, inspetor da Polícia Judiciária de 43 anos, nascido em Aljustrel mas residente em Portimão, perdeu a perna direita no dia em que fazia 30 anos, num acidente de viação. Nesta que é a primeira vez que disputa os Jogos Paralímpicos, traz para casa dois diplomas.

vamos à vila 2025
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações