Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Loja do Munícipe de Faro, a funcionar na Loja do Cidadão no Mercado Municipal da capital algarvia, faz um balanço «extremamente positivo» da sua atividade em 2015, registando um «aumento significativo de munícipes atendidos e uma considerável redução dos tempos de espera».

Com efeito, no ano de 2015, verificaram-se 21.370 atendimentos, o que representa um aumento de 2,95% em relação à totalidade dos atendimentos efetuados em 2014 (20.757). O número médio de utentes atendidos em cada dia útil subiu assim de 82 para 85.

Ao mesmo tempo, e ao contrário do que seria de esperar perante a crescente afluência, verificou-se um significativo decréscimo dos tempos médio de espera geral. Em 2015, este tempo diminuiu para metade em relação ao ano anterior, sendo que foi registado um tempo médio de espera de 3 minutos e 48 segundos, enquanto 2014 cada utente tinha que aguardar em média 6 minutos e 39 segundos.

maozorra

A Câmara de Faro salienta que este dado, sendo do agrado dos munícipes em geral, reflete ainda a evolução que se vem assinalando na produção deste atendimento desde a sua abertura em Abril de 2009 – em 2011, por exemplo, o tempo médio de espera geral era de 8 minutos e 40 segundos.

No que diz respeito ao tipo de atendimentos, 64,98 por cento foram relativos a Taxas e Licenças (13887 munícipes), 26,96 por cento foram relativos a Urbanismo (5.761 munícipes) e 8,06 por cento reportaram a “outros – certificados de registo de cidadãos da União Europeia” (1.722 munícipes).

A Câmara de Faro salienta também o aumento significativo, em 2015, de cobrança pela Loja do Munícipe, de 41,51 por cento.

«Este é, de resto, o efeito aguardado do aumento do atendimento único da Loja e eventualmente do clima de retoma económica que o concelho experimenta nos tempos mais recentes», comenta a autarquia.

Por outro lado, garante, «o aumento da eficácia do Município nesta área deve-se em grande medida ao espírito de colaboração dos munícipes farenses, que rapidamente se adaptaram à existência de um balcão único, onde podem tratar de praticamente tudo o que tem a ver com a sua relação com a autarquia».

A Loja do Munícipe veio revolucionar o atendimento público da autarquia, concentrando num único espaço a maioria dos balcões até agora distribuídos por espaços físicos diferenciados, poupando tempo e transtornos aos munícipes que, de outra forma, tinham que percorrer vários locais para resolver os seus problemas.

Como agora se comprova, este é um serviço de muita qualidade, que consegue hoje dar resposta rápida aos atendimentos diários, mesmo nos momentos em que a afluência de munícipes é maior.

A Loja do Munícipe funciona de segunda a sexta-feira na Loja do Cidadão (Edifício do Mercado Municipal) entre as 9h00 e as 17h00.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Porfírio Maia

Porfírio Maia é o convidado da próxima Tertúlia Farense

Faro Jovem

“Faro Jovem” mostra trabalho das associações com muitas iniciativas

Zeca Afonso

Busto em bronze de Zeca Afonso vai ser descerrado em Faro na madrugada de sexta-feira