Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Sul Informação
Festival de Observação de Aves Sagres – Foto de Elisabete Rodrigues|Sul Informação

A costa algarvia em geral, e Sagres em particular, estão na lista dos dezasseis melhores lugares do mundo para observação de aves, segundo a publicação espanhola dedicada aos consumidores “Eroski Consumer”, que cita a opinião de especialistas em ornitologia.

Sobre a costa do Algarve, o jornalista ambiental Javier Rico refere que é uma zona ideal para uma semana de birdwatching, destacando todo o litoral do Cabo de São Vicente até Vila Real de Santo António. “Primeiro vês as aves marinhas em transição migratória. Depois é possível ver de quase tudo, ao longo do ano: espátula, flamingo, pisco, andorinhas, tarambolas, falcão-peregrino, tecelão-de-cabeça-preta” refere Javier Rico.

O Algarve, que é mesmo a única zona do Sul da Europa a integrar a lista, surge a par de regiões como a ilha de Borneo, a Costa Rica, os Everglades (na Florida, Estados Unidos), a Finlândia e a península de Váranger (Noruega), o Fiorde de Breiðafjörður (Islândia), o Parque Nacional de Iguaçu, com as suas famosas cataratas, e os pântanos de Esteros del Iberá, no norte da Argentina, bem como o Pantanal brasileiro, a Papua/Nova Guiné, os Parques Nacionais de Manu (Peru), Soberanía (Panamá), do Banco de Arguin (Mauritânia), os Parques Naturais de Djoudj (Senegal) e Diawling (Mauritânia), a Patagónia e a Terra do Fogo (Argentina e Chile), Queensland (Austrália), a África do Sul e ainda Tânzania e Quénia.

jf-quarteira
Sul Informação
Birdwatchers, no Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres – Foto: Nuno Barros

A Câmara Municipal de Vila do Bispo, saudando a integração da região algarvia em geral e deste concelho em particular, na lista, salienta que todos os anos, no primeiro fim-de-semana de outubro, a autarquia organiza, com a SPEA e a Almargem, o Festival de Observação de Aves de Sagres & Atividades de Natureza.

Este que é o único festival de birdwatching em toda a Europa, em 2015, na sua 6ª edição, atraiu mais de 1000 participantes, provenientes de 20 países: Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Suécia, Rússia, Alemanha, Holanda, França, Noruega, Suíça, Dinamarca, Polónia, Bélgica, Itália, Austrália, África do Sul, República Checa, Irlanda e Bielorrússia.

Foram observadas 150 espécies de aves diferentes, um recorde face às edições anteriores.

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Gato resgatado de uma arriba na zona da Ponta da Atalaia, em Vila do Bispo

Gato resgatado de uma arriba na zona da Ponta da Atalaia, em Vila do Bispo

Sul Informação - Trilhos Cicláveis da Rota Vicentina estão em destaque na FEI-TUR

Trilhos Cicláveis da Rota Vicentina estão em destaque na FEI-TUR

Sul Informação - Rota Vicentina quer todos unidos para acabar com o lixo no Trilho dos Pescadores

Rota Vicentina quer todos unidos para acabar com o lixo no Trilho dos Pescadores