Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoAs obras de renovação da Escola Secundária João de Deus, vulgo Liceu de Faro, foram oficialmente dadas como concluídas, anunciou a Parque Escolar. A partir de agora, «a comunidade escolar pode utilizar em pleno as instalações requalificadas», segundo a entidade responsável pela intervenção, algo que era aguardado há muito.

O processo de renovação deste estabelecimento de ensino arrastou-se durante mais de cinco anos, demora que foi tema de exposições no Parlamento em diferentes ocasiões e que esteve no centro de diversas polémicas. Uma delas foi a relutância da parte da Parque Escolar em receber do empreiteiro 13 salas de aulas, três gabinetes, sala dos alunos e sete instalações sanitárias masculinas, femininas e de deficientes, que já estavam concluídas, numa altura em que havia alunos a ter aulas em contentores, situação que aconteceu em Setembro de 2014.

A justificação, segundo revelou na altura o deputado comunista Paulo Sá, após ter feito uma visita ao Liceu de Faro, era a de que a Parque Escolar apenas aceitava «receber a obra completa, porque senão terão de pagar a intervenção que já foi feita».

Banner lateral albufeira

Uma situação que foi desbloqueada pouco tempo depois do alerta feito por Paulo Sá, o que permitiu que os alunos deixassem de ter aulas em contentores. No entanto, a obra ainda continuou por mais de um ano, sendo agora anunciada a sua conclusão.

«O projeto de requalificação baseou-se em três grandes objetivos: manter ao máximo o edificado existente, adaptá-lo ao novo programa funcional – clarificando percursos e zonas para alunos e professores, conquistando novas áreas polivalentes e espaços de refeição, de lazer e de estudo, e garantindo a circulação interna – e valorizar os espaços exteriores», segundo a Parque Escolar.

Sul Informação«Além da Escola Secundária João de Deus, a Parque Escolar requalificou, até à data, sete escolas no distrito de Faro: Escola Secundária de Silves, Escola Secundária de Loulé, Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão e Escola Secundária de Vila Real de Santo António», acrescentou a empresa.

Esta entidade foi criada pela ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, durante o segundo Governo de José Sócrates, e foi mandatada para fazer a requalificação de escolas em todo o País, nomeadamente as secundárias. Uma medida que foi muito criticada, pelo elevado investimento que motivou, tendo a ex-governante sido chamada a depor na comissão parlamentar de Educação, em 2012.

Segundo Parque Escolar, no ano lectivo de 2015/16 serão intervencionadas 153 escolas, estando 14 estabelecimentos de ensino em obras. Há, ainda, seis escolas do país que «aguardam concursos para adjudicação de obras/ ou estão nessa fase».

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

JardimAlameda_CR

Jardim da Alameda ganha vida com cinco meses de atividades para todos

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa

Nova EB 23 Castro Marim

Castro Marim quer «requalificar, ampliar e modernizar» escola EB 2, 3