Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Sul InformaçãoO camaleão venceu mais uma batalha, na luta dos proprietários de casas marcadas para demolir, no núcleo do Farol da Ilha da Culatra. A providência cautelar apresentada pela Câmara de Olhão recebeu «provimento da parte do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé, seguindo agora para ação principal».

«A juíza não aceitou como bons os argumentos apresentados pela Sociedade Polis de que estava em causa o interesse público», revelou ao Sul Informação o presidente da autarquia olhanense António Pina.

Esta decisão apenas é relativa à providência cautelar apresentada em relação às demolições no núcleo do Farol, mas o edil de Olhão acredita que «a apresentada em relação aos Hangares terá o mesmo desfecho», já que «os argumentos são os mesmos». Ou seja, o pedido de suspensão alega que não está salvaguardada a proteção do habitat do camaleão, espécie em vias de extinção.

jf-quarteira
Sul Informação
António Pina vestiu a camisola dos manifestantes

A decisão em relação a este outro núcleo da Ilha da Culatra só deverá sair dentro de algum tempo, até porque foi apresentada «duas ou três semanas depois da do Farol».

Com esta decisão, o Tribunal não acaba, definitivamente, com o processo das demolições no Farol, mas adia-o indefinidamente e para além do final de 2015, altura em que se prevê que a Sociedade Polis Ria Formosa seja extinta e, mais importante, limite temporal para aproveitar os fundos comunitários do QREN 2007/13, principal fonte de financiamento do programa.

Da parte dos ilhéus que vêm contestando na rua o avanço das demolições, esta decisão é vista como «uma grande vitória», mas não deixam de apontar que «a luta continua».

inframoura cada gota importa
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Presidente da ULS Algarve deu as boas-vindas a 13 novos médicos de família

Presidente da ULS Algarve deu as boas-vindas a 13 novos médicos de família

Sul Informação - Festa Sénior juntou 300 pessoas em Faro

Festa Sénior juntou 300 pessoas em Faro

Sul Informação - Açoteia levou milhares aos terraços de Faro

Samuel Úria, Ricardo Ribeiro e experiências inéditas em mais de 30 açoteias de Faro