Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Sul InformaçãoUma segunda Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, para apoio domiciliário, acaba de ser criada pela Administração Regional de Saúde (ARS), no ACES Barlavento.

Essa equipa multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, psicólogo e técnicos de serviço social, vai ficar sediada no Centro de Saúde de Lagoa, na Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, e prevê-se que entrará em atividade até final de Março.

A equipa vai abranger, numa fase inicial, utentes dos concelhos de Lagoa e de Portimão e, numa segunda fase, alargará a sua ação também ao concelho de Lagos.

inframoura cada gota importa

Neste âmbito, será celebrado um protocolo de colaboração entre a ARS Algarve (ACES Barlavento) e a Câmara Municipal de Lagoa, com vista ao apoio por parte do Município no que se refere aos meios logísticos necessários para o efeito, nomeadamente, a cedência de utilização de uma viatura para as deslocações da Equipa.

Esta nova Equipa de Cuidados Paliativos surge na sequência do 1º Curso em b-learning (avançado), promovido pelo Conselho Diretivo da ARS Algarve entre Março e Outubro de 2014, com patrocínio científico da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), destinado a profissionais de saúde da ARS.

A ação de formação de nível B pós graduada reuniu médicos, enfermeiros e psicólogos, que trabalham nas várias unidades funcionais dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da Região, permitindo deste modo alargar a oferta destes cuidados na Região com a criação desta Equipa de Cuidados Paliativos no ACES Barlavento.

Atualmente, a região do Algarve conta com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no ACES Sotavento, que abrange os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, a qual, por diversas vezes, tem sido mencionada com um exemplo a nível nacional.

A nível hospitalar, existem duas equipas intra-hospitalares de cuidados paliativos, uma em cada uma das unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve, isto é, uma Unidade de Internamento em Cuidados Paliativos integrada na RNCCI, com 10 camas, no polo de Portimão, e 15 camas no polo de Faro, embora estas últimas não façam parte da RNCCI.

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Sul Informação - Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Sul Informação - Obras do novo Centro de Saúde de Ourique já arrancaram

Novo Centro de Saúde de Ourique deve estar pronto no final do mês

Sul Informação - Eleições: O que propõem os partidos para a Saúde

Apenas 231 dos 389 novos médicos de família escolheram uma vaga no SNS