Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

Sul InformaçãoHernâni Broco (Louletano/Dunas Douradas), que esta segunda-feira terminou em 13º a 5ª etapa da Volta a Portugal, já está no top10 da prova, tendo ascendido ontem à 10ª posição. Broco continua a ser, assim, o melhor ciclista de uma equipa algarvia na prova.

O segundo melhor algarvio na 5ª etapa, que ligou Alvarenga ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, foi David Livramento (Banco BIC/Carmim/Tavira), que terminou em 22º a tirada e é 32º na Geral.

No entanto, da formação luso-angolana de Tavira, o atleta mais bem classificado na Geral continua a ser Amaro Antunes (13º).

Banner lateral albufeira

Na Montanha, há um ciclista tavirense em destaque: trata-se de João Pereira, que é 5º na disputa da camisola azul.

Entretanto, na etapa entre a aldeia de Alvarenga e o alto de Nossa Senhora da Assunção, houve outros atletas do Banco BIC/Carmim em evidência, em especial nas metas volantes.

 

David Belda bisa
Sul InformaçãoDepois de conquistar a Serra do Larouco, o espanhol David Belda (Burgos/BH) foi mais forte na chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, e festejou pela, segunda vez, uma vitória na 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

O trepador de 31 anos soube, uma vez mais, esperar pelo momento certo para atacar. “Esta segunda vitória em Portugal foi muito importante para mim. A primeira foi uma grande alegria e a segunda confirmou que estou num grande momento de forma. Ontem estive a um passo de ganhar na Senhora da Graça e hoje tive sangue frio no final, sabia que os últimos metros eram duros e aos 400 metros ataquei e consegui vencer”.

Concluída a 5ª Etapa, em Santo Tirso, Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa) continua a ser Camisola Amarela. Ao terminar na terceira posição, atrás do colega de equipa, Delio Fernandez, reforçou um pouco mais a liderança.

“Voltou a ser um dia bom. O mais importante é não perder tempo. É como a formiguinha, dia após dia, vamos ganhando uns segundos”. Com o triunfo desta segunda-feira, David Belda subiu ao sétimo lugar e passou a liderar a classificação por pontos vestindo a Camisola Vermelha Banco BIC.

O compatriota Ruben Fernandez (Caja Rural) continua desde o primeiro dia de competição a ser o melhor jovem em prova, agora na oitava posição da geral e veste a Camisola Branca RTP.

O Camisola Azul Podium António Carvalho (LA Alumínios/Antarte) está cada vez mais perto de conquistar o título de “Rei da Montanha”, esta segunda-feira tratou de ganhar as duas primeiras contagens para cimentar a liderança.

 

Partida Animada em Alvarenga
Sul InformaçãoDepois da trilogia da montanha com subida ao Sameiro, em Braga, à Serra do Larouco, em Montalegre, e à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, era a vez de Santo Tirso receber uma chegada em alto.

Alvarenga, no concelho de Arouca, uma estreia no mapa da Volta 2014, juntou-se à história desta etapa e aplaudiu efusivamente os 133 corredores que daí partiram para os 161,3 quilómetros da etapa.

Um grupo de oito fugitivos encarregou-se de animar a etapa mas com a aproximação a Santo Tirso, a pouco mais de seis quilómetros da meta, apenas Daniel Silva (Rádio Popular) rolava sozinho na frente com cinco corredores, adiantados ao pelotão, na perseguição da fuga.

Depois a história seria completamente diferente no início da subida. Debruçados sobre a estrada, os muitos adeptos que se deslocaram ao Monte Córdova tiveram uma plateia privilegiada para assistir às emoções da escalada ao ponto mais alto de Santo Tirso.

E emoção não faltou… ataques e mais ataques. Primeiro de António Carvalho (LA Alumínios/Antarte), e Hernâni Brôco (Louletano/Dunas Douradas) e depois, já nos derradeiros metros, eis que surge David Belda (Burgos/BH). José Gonçalves (Seleção Nacional) ainda tentou a sorte, mas Belda foi novamente mais forte.

 

6ª Etapa – 5 de agosto
Oliveira do Bairro – Viseu (155 Km)
Hora de partida: 13h35
Depois de quatro dias consecutivos onde a montanha foi rainha, a caravana vai partir esta terça-feira de Oliveira do Bairro, quando os relógios marcarem 13h35, para cumprir 155 Km rumo a Viseu.

Caramulo e Tondela são apenas dois dos lugares por onde os “heróis do asfalto” irão passar, antes de cruzarem a linha de meta instalada na Avenida Europa, cerca das 17h20 no encerramento da primeira fase da Volta. O dia seguinte será de descanso.

Depois da festa do ciclismo, haverá música esta terça-feira à noite com o “Concerto da Volta”. O grupo português The Gift sobe ao palco, instalado no Largo da Sé de Viseu, às 22h00.

 

lagos eventos
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações