Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoExiste uma comunidade de peixes pelágicos diversa na costa sul, onde está representada a sardinha, a cavala, a boga, o biqueirão e várias espécies de carapau (branco, negrão e do Mediterrâneo), enquanto na costa sudoeste, a boga e a cavala dominaram as amostras.

Estes são os primeiros resultados da campanha Pelago14, que terminou há pouco e foi promovida pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), cobrindo a zona da plataforma continental entre Gibraltar e Lisboa e prosseguiu até Caminha. O objetivo é avaliar a abundância de peixes pelágicos (sardinha, biqueirão, cavala, carapau) pelo método do rastreio acústico.

Sul InformaçãoPor curiosidade, o IPMA refere a ocorrência de 14 peixes-lua (Mola mola) com comprimentos de 36 a 50 cm. «Embora a espécie seja comum nestas campanhas, o número de ocorrências este ano foi relativamente elevado».

Banner lateral albufeira

Todos os exemplares foram libertados vivos após registo dos seus dados biométricos. O peixe-lua é o maior peixe ósseo conhecido e habita zonas temperadas dos Oceanos Atlântico e Pacífico.

Tem uma natação peculiar pelo facto de não ter barbatana caudal, deslocando-se com movimentos sincronizados das barbatanas dorsal e anal. Alimenta-se de zooplâncton e pequenos peixes e tem tipicamente grande carga de parasitas.

Este ano, a campanha Pelago está a ser realizada em simultâneo com a campanha MPDO, cujo objetivo é estimar a biomassa de sardinha adulta pelo Método de Produção Diária de Ovos.

Ambas as campanhas são financiadas pelo programa PNAB-EU DCF. O IPMA agradece o apoio das Organizações de Produtores da pesca do cerco para a realização destas campanhas.

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

bycatch tubarões1

Já há um guia para reduzir a captura acessória de tubarões e raias vítimas da pesca de arrasto 

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”