Faro e Almodôvar vão aprofundar relações institucionais

As Câmaras de Faro e de Almodôvar acordaram aprofundar as relações entre si, após um encontro entre os presidentes dos […]

As Câmaras de Faro e de Almodôvar acordaram aprofundar as relações entre si, após um encontro entre os presidentes dos dois municípios, que decorreu na passada sexta-feira. O edil farense Rogério Bacalhau e o seu congénere de Almodôvar António Bota falaram em melhorar a mobilidade entre os dois municípios e ponderam a participação conjunta em eventos culturais.

Este estreitar de laços, segundo as duas autarquias, justifica-se não só pela proximidade geográfica dos dois municípios, mas também porque «Faro foi o destino de vida de milhares de almodovarenses que escolheram a capital do Algarve para aqui construírem as suas famílias, as suas carreiras estudantis e os seus percursos profissionais».

«Na reunião, que foi seguida de almoço na Casa do Alentejo de Faro, foram construídas bases de entendimento em torno da mobilidade entre os dois municípios, mas falou-se também em proveitos mútuos através da participação em eventos culturais – folclore, gastronomia, entre outros. Ficou ainda expressa a vontade dos dois autarcas de encontrarem formas de apoio aos muitos estudantes que saem de Almodôvar para efetuarem os seus estudos superiores em Faro», revelou a autarquia farense, numa nota de imprensa.

«O principal objetivo deste encontro era criar as bases de um futuro de aproximação entre Almodôvar e Faro, quer por via da mobilidade e dos transportes, quer através da interpenetração cultural e social entre dois concelhos que têm um pouco da sua história em comum», ilustrou António Bota, após a reunião.

O edil almodovarense considera ainda que «o concelho de Almodôvar tem que sair dos limites do distrito e encontrar parcerias a nível nacional e internacional para dar aos jovens e aos empresários do concelho mais oportunidades comerciais e uma maior variedade de experiências que se possam traduzir em melhores condições sociais a médio prazo».

Para Rogério Bacalhau, «os almodovarenses que aqui se fixaram têm dado o seu contributo para o desenvolvimento do nosso concelho e para a sua identificação cultural. Faz, assim, todo o sentido reconhecer esse papel e reforçar os laços com esta comunidade que tão próxima é da nossa».

Os dois autarcas acordaram, igualmente, manter encontros regularmente, para dar continuidade ao trabalho lançado na passada semana.

Comentários

pub