CCDR lança livro de receitas do Mar em dia de balanço da Eurorregião

Receitas relacionadas com o mar, típicas das regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia foram editadas em livro pela Comissão de […]

Receitas relacionadas com o mar, típicas das regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia foram editadas em livro pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e lançadas esta terça-feira. A obra tem 60 receitas, o seu autor é o jornalista José Oneto e teve coordenação técnica da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

O «Caderno de Receitas do Mar» foi lançado durante um seminário de avaliação e de boas práticas de cooperação do atual Quadro Comunitário de Apoio (QCA), no âmbito da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia. O tema em debate foi «Ordenamento e Desenvolvimento Regional» e o objetivo foi o de dar «uma oportunidade para conhecer mais de perto os resultados de alguns projetos de cooperação emblemáticos», nomeadamente os projetos Andalbagua (Território e Navegabilidade), Mapa Transfronteiriço do Baixo Guadiana, Pays Med – Urban (Paisagem Mediterrânica), Otremed (Observatório territorial em rede no Mediterrâneo).

A sessão serviu ainda para fazer um balanço, três anos após a criação desta Eurorregião.

«Estamos numa região ultraperiférica, no entanto, graças ao contributo dos fundos europeus tem sido possível realizar múltiplos projectos e encontros e de uma forma geral os resultados alcançados são positivos. Para outubro está anunciada a participação da EuroAAA nos “Open Days 2013”, em Bruxelas, este ano centrado na temática do próximo quadro de financiamento comunitário 2014 – 2020», disse o presidente da CCDRA e da Eurorregião, no seminário.

A iniciativa contou ainda com as presenças de Alfonso Ávila, coordenador da Secretaria da Ação Exterior da Junta de Andaluzia, de responsáveis e técnicos do Alentejo, Algarve e Andaluzia e do representante IFDR Instituto Financeiro do Desenvolvimento Regional que abordou a atualização das duas regulamentações sobre a Cooperação Territorial Europeia e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), para o próximo QCA.

Comentários

pub