Maioria parlamentar quer plano do Parque da Costa Vicentina revisto já em 2014

O deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte quer que o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste […]

O deputado do PSD eleito pelo Algarve Cristóvão Norte quer que o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV) seja revisto e que as alterações a fazer devem «traduzir melhor a importância de compatibilizar as atividades económicas com a biodiversidade e a proteção dos valores naturais».

O parlamentar algarvio foi escolhido pelo seu partido para defender o projeto de resolução sobre este Parque Natural apresentado pela bancada da maioria PSD/CDS-PP, que irá ser votado amanhã, sexta-feira. Nesta proposta, a maioria defende que o atual POPNSACV seja revisto na primeira oportunidade, que será já em 2014, quando se completarem três anos da sua aprovação, pelo Governo socialista de José Sócrates.

«Todos sabemos que a via do diálogo e da concertação foi substituída pela via impositiva e sobranceira do anterior Governo aquando do processo da aprovação  do POPNSACV, o que resultou numa decisão precipitada sem ponderar bem os contributos de autarcas e população», acusou Cristóvão Norte, na sua intervenção na Assembleia da República.

O deputado acrescentou ser intenção do PSD/CDS-PP colocar «o Conselho Estratégico do Parque Natural a funcionar, para que se faça um levantamento das deficiências do Plano e se preparem as condições para uma futura revisão».

«Essa síntese é necessária e deve ser um instrumento de valorização do território, de oportunidades e de coesão social», considerou Cristovão Norte, acrescentando que «o Governo tem que estar atento a esta situação e ao reconhecimento generalizado que são necessárias alterações e espero que tome decisões nesse sentido».

Comentários

pub