Odemira comemora Dia Internacional de Monumentos e Sítios com literatura oral

O Município de Odemira volta a associar-se às celebrações Dia Internacional de Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de abril, […]

O Município de Odemira volta a associar-se às celebrações Dia Internacional de Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de abril, convidando a população para três sessões de contos para crianças, na Biblioteca Municipal, baseadas em histórias da Literatura Oral do Concelho de Odemira.

Esta iniciativa insere-se no programa “Abril, Leituras Mil” e pretende despertar os jovens para o teatro, para a leitura e para o mundo dos livros, no espaço da biblioteca.

Esta quinta-feira, dia 18, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e, à semelhança de outros anos, a Direção-Geral do Património Cultural e o ICOMOS Portugal lançaram o desafio para que o país assinale a data.

Serão cerca de 490 atividades, distribuídas por 170 concelhos, promovidas por entidades públicas e privadas. O tema deste ano é Património + Educação = Identidade. Em Odemira, as atividades serão dirigidas ao público infantil, na Biblioteca Municipal.

 

Sessões de contos na Biblioteca Municipal

No dia 18 de abril, quinta-feira, às 10.30 e às 15.30 horas, serão realizadas na Biblioteca Municipal duas sessões da Hora do Conto, com contos retirados da obra “A Zorra Berradeira e outras histórias – Literatura Oral do Concelho de Odemira”.

Na noite de 19 de abril, pelas 20.30 horas, também na Biblioteca, “O Príncipe Sansolaranja” é a história principal da Noite de Contos, também retirada da mesma obra.

A Hora do Conto e a Noite de Contos são atividades que procuram reunir pessoas à volta de palavras e histórias, numa viagem pelo mundo fantástico da imaginação e do sonho, tendo como objetivos a promoção do livro e da leitura, a criação de novos públicos e o incentivo dos pais e familiares em participarem neste tipo de iniciativas. As atividades serão dinamizadas pelos animadores da Biblioteca Municipal e dirigem-se ao público infantil em contexto familiar.

 

“Abril, Leituras Mil”

A Biblioteca Municipal de Odemira está a promover a 2ª edição do projeto “Abril, Leituras Mil”, que decorre durante todo o mês de abril, com vista à promoção da leitura, em parceria com as Bibliotecas Escolares do concelho.

Serão promovidas dezenas de atividades na Biblioteca Municipal e nas escolas, dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, como workshops, exposições, animações da leitura, feiras do livro, entre muitas outras.

O projeto “Abril, leituras mil” está inserido nas comemorações “Abril em Odemira”.

Comentários

pub