Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Sul InformaçãoO Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre a construção da nova área comercial do grupo IKEA que irá ser construída em Loulé. Os comunistas querem saber quais as medidas que serão tomadas para salvaguardar o impacto que esta unidade terá no comércio tradicional e pediram esclarecimentos sobre a construção em área agrícola.

O tema IKEA foi abordado em duas perguntas distintas, uma dirigida ao Ministério da Economia e do Emprego e a outra ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

As questões ambientais associadas ao projeto do IKEA de Loulé foram levantadas pela Quercus, mas o Grupo sueco garantiu que estava a respeitar todas as leis e que faz questão de seguir uma política ambiental responsável.

sessões de cinema de inverno

No requerimento enviado ao ministério do Ambiente o PCP procura saber quais os fundamentos que o Governo e a CCDR Algarve se valeram para ter «concordado com o Plano de Urbanização Caliços-Esteval, sabendo que terrenos da Reserva Agrícola Nacional (RAN) serão utilizados para a instalação de uma grande superfície comercial».

Por outro lado, questionou se foram avaliadas alternativas para instalação a superfície comercial e se o Governo considera «compatível com o princípio do correto ordenamento do território a instalação de superfícies comerciais em terrenos da Reserva Agrícola Nacional».

Noutro requerimento, o PCP lembrou o impacto que a crise está a ter ao nível de desemprego, com as consequências que isso traz para os pequenos comerciantes. «Esta situação é agravada pelo crescimento desenfreado das grandes superfícies comerciais, assim como pela desregulação dos horários comerciais, ameaçando tornar residuais os formatos tradicionais de comércio», defendeu o Grupo parlamentar comunista.

«O PCP tem defendido a fixação de um quadro legal que garanta o equilíbrio entre os diversos formatos comerciais, bem como um ordenamento do território e um urbanismo comercial que salvaguardem uma perspetiva integrada e valorizadora do desenvolvimento económico e de proteção do ambiente», acrescentou.

«Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministério da Economia e do Emprego sobre o impacto no comércio tradicional da abertura da nova área comercial do grupo IKEA no concelho de Loulé, assim como as medidas que irão ser tomadas para defender o comércio local e salvaguardar os seus postos de trabalho», disseram os comunistas, numa nota de imprensa.

Banner lateral albufeira
municipio de odemira

Também poderá gostar

Praça do Mar Quarteira - C.M.Loulé - Mira

Câmara de Loulé transfere 1,7 milhões para que Juntas de Freguesia façam obras

Hortas comunitarias da Infralobo2

Infralobo inaugura hortas comunitárias inclusivas

moagem saboia

Incubadora de Empresas da Moagem de Sabóia promove jornada empresarial