Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoOs tribunais de Monchique, no Algarve, e de Almodôvar e Mértola, no distrito de Beja, são três dos 54 tribunais que serão extintos em todo o país de acordo com o que foi esta sexta-feira divulgado pelo Ministério da Justiça, revela o jornal «Público» no seu site.

No distrito de Évora vão também fechar os tribunais de Arraiolos e Portel.

Segundo o documento intitulado «Linhas Estratégicas para a Reforma da Organização Judiciária», Almodôvar e Mértola apresentam menos de 200 processos anuais nas áreas cível e criminal.

Banner lateral albufeira

Viseu, com nove extinções previstas, Vila Real com seis e Bragança com cinco, são os distritos que vão ser mais afetados com esta medida.

Segundo o «Público», para determinar a extinção deste grupo de 54 tribunais, a comissão nomeada para fazer o levantamento teve em conta não só o volume processual de cada caso, como também a acessibilidade existente nas comarcas em causa e respetivas ligações às comarcas vizinhas, o número de população e as condições dos edifícios a encerrar.

Com o fecho de 54 tribunais, vão ser criadas 27 extensões judiciais, ou seja, balcões em algumas localidades cujos tribunais desaparecem.

Para este novo mapa judiciário, o Ministério da Justiça de Paula Teixeira da Cruz prevê precisar de menos 105 juízes, 19 magistrados do Ministério Público e 66 oficiais de justiça, acrescenta a Rádio Renascença.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Monchique_enchidos_vamos a vila_1|Portuguese Prime Minister Luis Montenegro visits Berlin|Conferência de imprensa do ministro Miguel Pinto Luz e do presidente da Xunta de Galicia

“Vamos à vila” volta a partilhar saberes e sabores de Monchique

20250501_BolodeTacho_MCH_01

Monchique festejou o seu Bolo de Tacho

Câmara Municipal de Monchique_er (2)

Monchique aprova relatório e contas de 2024