Reforma de única funcionária fecha villa romana de Pisões

A Villa Romana de Pisões está fechada de forma que os responsáveis esperam que seja «temporária», por motivos de reorganização, […]

A Villa Romana de Pisões está fechada de forma que os responsáveis esperam que seja «temporária», por motivos de reorganização, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Esta medida foi tomada na sequência da reforma da única funcionária que trabalhava naquele equipamento.

Entretanto, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), em conjunto com a Câmara Municipal de Beja, estão a desenvolver esforços no sentido de encontrar pessoas para garantir a sua reabertura.

A DRCA está também a elaborar um diagnóstico sobre o estado de conservação com definição de medidas a adotar no sentido de requalificar aquele sítio arqueológico, bem como identificar possíveis alternativas de financiamento.

A curto prazo, a Câmara  e a Direção Regional vão fazer melhoramentos no equipamento a fim de minimizar o avançado estado de degradação em que se encontra.

A Câmara Municipal de Beja espera que «este processo seja resolvido pelas entidades competentes o mais brevemente possível, assim como espera que a DRCA e o Governo assumam as suas responsabilidades, nomeadamente no domínio da salvaguarda do Património», disponibilizando-se esta autarquia para, «dentro das suas possibilidades, continuar a ser um parceiro ativo».

Comentários

pub