Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoO Fluviário de Mora participa, em conjunto com entidades académicas, em seis projetos de investigação científica, candidatos a financiamento junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

Os seis projetos candidatos, a que o Fluviário se associou, abordam temáticas relacionadas com a ecologia e conservação de espécies de água doce ou salobra, seu comportamento ou os impactos que a ação humana tem imposto aos rios portugueses.

Na globalidade, os projetos totalizam mais de 800 mil euros, uma importante e significativa verba de investimento na criação de conhecimento e na conservação do Património Natural Português.

festival do marisco de olhao

Os projetos são coordenados por diversos investigadores do Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Universidade de Évora e envolvem investigação em espécies migradoras (como a enguia, lampreia-de-rio), espécies dulciaquícolas (lampreia-de-riacho, barbos, bogas) e espécies estuarinas (xarroco).

Os investigadores procurarão também obter respostas sobre temáticas atuais relacionadas com a gestão da pesca lúdica em albufeiras e o impacto das espécies exóticas nos sistemas estuarinos nacionais.

O Fluviário de Mora, aquário público dedicado aos sistemas de água doce, por onde já passaram mais de 680 mil visitantes, continua assim, a complementar as suas valências ambiental, cultural, educativa e lúdica, com o envolvimento em iniciativas de cariz científico que promovem o conhecimento do Património que está patente na sua coleção animal e áreas expositivas.

 

Banner lateral albufeira
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

CEBAL lab

CEBAL congratula-se com a construção do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em Beja

covid19_4

Covid-19: Segurança Social mobiliza enfermeiro e quatro auxiliares para lar de Mora

Obras na estrada_bc-35

IP renova pavimento de estradas de Évora e do Algarve