Jardim Público de Beja vai ter um borboletário

Um borboletário, uma galeria, na Casa do Lago, uma horta pedagógica, um jardim mediterrânico e um estábulo/picadeiro vão ser criados […]

Um borboletário, uma galeria, na Casa do Lago, uma horta pedagógica, um jardim mediterrânico e um estábulo/picadeiro vão ser criados no Jardim Público de Beja, integrados na 2ª fase de requalificação daquele espaço, cujo projeto foi apresentado esta quinta-feira pela Câmara Municipal de Beja.

O Município pretende, com esta requalificação numa área de 1684 metros quadrados, “proporcionar às crianças e jovens, em idade escolar, um novo espaço de aprendizagem assim como sensibilizar a população para as questões ambientais”.

A criação de um borboletário, o desenvolvimento de plantas, a promoção da educação ambiental e a criação de um pólo de turismo científico-ecológico são as quatro linhas de ação deste projeto, explicou a arquiteta Francisca Romão.

O borboletário irá funcionar de março a novembro, época do ano em que várias espécies de borboletas podem ser vistas. Segundo o presidente da Câmara, este projeto será “sustentável” do ponto de vista financeiro, já que as visitas serão cobradas.

O Município está agora à procura de financiamento para sustentar esta valência, referiu Jorge Pulido Valente. Uma das hipóteses em cima da mesa era a Quercus ficar com a totalidade do projeto mas, de acordo com o autarca, a Associação Nacional de Conservação da Natureza disse que “não tinha condições” para abraçar esta iniciativa.

Segundo o presidente do Município bejense, o plano de requalificação da zona poente do Jardim vai ficar disponível na Internet, na página online da autarquia, para que os munícipes possam consultá-lo e dar as suas sugestões e contributos.

De acordo com Pulido Valente, a Câmara vai trabalhar para encontrar um patrocinador para o projeto que, segundo disse, se “podem basear em medidas de compensação ambiental”.

O presidente da Câmara de Beja pretende até ao final do primeiro semestre deste ano ter concluído o projeto de execução e definida a sua fonte de financiamento. A requalificação do Jardim será posteriormente candidatada ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Jorge Pulido Valente espera lançar a obra no final deste ano ou no início do próximo.

 

O que é um Borboletário?

 

A existência de uma estufa de plantas desativada no Jardim Público de Beja gerou a ideia de criação de um Borboletário ocupando esse espaço vazio.

Um Borboletário não é mais do que um jardim de plantas hospedeiras, nectaríferas e aromáticas onde vivem e se reproduzem as borboletas, mas para que se possa manter em pleno há que criar condições de natureza científica e de natureza física.

Além dos ganhos científicos, o grande objetivo da criação do borboletário deve ser o da educação ambiental, que proporcionará às crianças e jovens, em idade escolar, um novo espaço de aprendizagem e ao mesmo tempo sensibilizar a população para as questões ambientais.

Deste modo, o borboletário, para além de um espaço de pesquisa, deve ser também um espaço de visitação, aberto diariamente à população, com visitas guiadas.

 

Comentários

pub