Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A exposição comemorativa do Centenário do Farol de Alfanzina (1920 – 2020), intitulada “Farol de Alfanzina – Um Século a Alumiar a Costa”, estará patente na Sala de Exposições temporárias “Manuel Gamboa”, no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, entre 7 de Setembro e 5 de Dezembro.

A 1 de dezembro de 1920 entrava em ação o farol do Cabo Carvoeiro do Algarve. Projetado a partir de 1913, a sua construção iniciou-se seis anos mais tarde. Hoje, sob a designação do local exato da sua implantação, Alfanzina, volvida uma centúria e inúmeras obras de melhoramento e modernização, continua a missão de facho-guia da navegação marítima ao largo da costa sul da região.

A efeméride do seu centenário, que se assinalou em 2020, foi merecedora de um programa comemorativo da iniciativa do Município de Lagoa e da Associação Sócio-Profissional dos Faroleiros – “Centenário do farol de Alfanzina (1920-2020)”.

jf-quarteira

As comemorações, adiadas devido à pandemia, estenderam-se aos anos seguintes, tendo resultado num conjunto diversificado de ações de animação e mediação cultural.

A presente exposição, que decorre desse programa, traça um périplo pelos 100 anos do farol de Alfanzina, sendo igualmente demonstrativa da importância funcional e histórica dos faróis e da profissão de faroleiro.

Exibe importante espólio, desde a documentação que narra a “vida centenária” do Farol aos engenhos e utensílios usados na atividade originários do próprio Farol, de acervos pessoais e institucionais e do Núcleo Museológico da Direção de Faróis.

Tem entrada livre e pode ser vista no Convento de S. José, em Lagoa, de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e/ou 14h00 às 17h30.

A exposição “Farol de Alfanzina – Um Século a Alumiar a Costa” será inaugurada no dia 7 de Setembro, pelas 18h30.

 

Sul Informação

 

 



lagos eventos
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

dança

Emotion Dance Academy leva “Horizontes” ao Auditório Carlos do Carmo

ivete sangalo

Lagoa sorteia 450 bilhetes para Ivete Sangalo entre os lagoenses

viaturas_ana mula

Espetáculo «Viaturas» de Ana Mula faz a sua estreia absoluta em Lagoa