Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Feira Concurso Arte Doce abre hoje, 29 de Julho, às 18h00, em Lagos, e, além de um forte cartaz musical, com David Carreira, Cuca Roseta e André Sardet, apresenta muitas novidades.

Todos os anos o ritual repete-se. No último fim de semana de Julho, Lagos transforma-se na capital artística da doçaria algarvia, com a realização da Feira Concurso Arte Doce no Complexo Desportivo Municipal. À doçaria regional, confecionada sobretudo à base de amêndoa e figo, juntam-se os produtos regionais, o artesanato e a animação musical.

Este ano, o tema é «Lugares de Globalização», o mote da candidatura liderada pela Região de Turismo do Algarve e pela Direção Regional de Cultura apresentada à Comissão Nacional da UNESCO para a classificação de diversos locais do Algarve, com Lagos à cabeça, como Património da Humanidade, pela sua ligação à grande aventura marítima dos Descobrimentos quinhentistas.

recrutamento zoomarine 2025

Sara Coelho, vereadora da Cultura da Câmara de Lagos, disse ao Sul Informação que «este é um tema que vai dar azo a trabalhos de um cariz muito variado». É que, explicou, das mãos das doceiras que vão apresentar os seus trabalhos a concurso poderão sair doces a retratar «acontecimentos, arquitetura, personagens da História, engenhos e dispositivos de produção da época, entre muitos outros temas». No fundo, mesmo quando a matéria prima é sobretudo a amêndoa ou o figo, a imaginação é o limite!

A vereadora acrescentou que, este ano, a Câmara de Lagos, que organiza este certame já com muita tradição, aumentou «o valor dos prémios, para tornar a feira mais atrativa e apelar a que mais doceiras participem». E a aposta resultou.

Por outro lado, as doceiras que participarem no concurso e venderem na feira ficaram isentas de pagamento da inscrição.

 

Sul Informação

Graças a todos estes incentivos, a participação aumentou. E as doceiras presentes são não só de Lagos  como do resto do Algarve (Mexilhoeira Grande, Parchal, etc), sempre com o objetivo de «promover as artes e as tradições».

Quanto ao artesanato, haverá representantes de Lagos, Mexilhoeira Grande, Portimão e Odivelas, sendo ainda possível provar os licores e o mel das Caldas da Rainha. Os stands, por seu lado, «têm uma aparência mais profissional e mais uniformizada, de modo a tornar o evento mais apelativo».

«Este ano, fizemos uma avaliação sobre a Feira Concurso Arte Doce e considerámos que valia a pena continuar a investir. Daí também o reforço na animação musical, chamando artistas de renome, como o David Carreira, a Cuca Roseta ou o André Sardet», explicou Sara Coelho.

Mas o programa inclui muito mais animação, com grupos de teatro, showcookings de chefs renomados, uma demonstração de cocktails e a cerimónia de entrega dos prémios do concurso, nas suas duas vertentes, de “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição”.

O próprio local – com mais espaço e estacionamento fácil ao pé – «permite que os visitantes lá vão para comer, os doces e não só, para estar lá, para passar um momento agradável e ver o espetáculo».

A Feira Concurso Arte Doce abre hoje e prolonga-se até domingo, 31 de Julho, funcionando sempre entre as 18h00 e a meia noite, no Pavilhão Municipal do Complexo Desportivo de Lagos, mesmo à entrada da cidade.

 

PROGRAMA:

♦ 29 de Julho / SEXTA

18H00 | Abertura da Feira
19H00 | Animação com Molière Produções
21H00 | Showcooking de gastronomia com o Chef José Moura – Hotel Tivoli Lagos
22H00 | Espetáculo com DAVID CARREIRA
24H00 | Encerramento

♦ 30 de Julho / SÁBADO

18H00 | Abertura da Feira
18H30 | Animação pelo Teatro Regional da Serra do Caldeirão – “Caravana Mediterrânica”
20H30 | Showcooking de gastronomia com o Chefe-Executivo Diogo Pereira e Chefe de Pastelaria Janette Schuster – Cascade Resort
22H00 | Espetáculo CUCA ROSETA e ORQUESTRA de SOPROS do ALGARVE
24H00 | Encerramento

♦ 31 de Julho / DOMINGO

18H00 | Abertura da Feira
18H30 | Entrega dos Prémios referentes aos Concursos “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição”
20H30 | Cocktail Showcase – Mário Coroa & Rodrigo Messias – Belmar Spa & Beach Resort
22H00 | Espetáculo com ANDRÉ SARDET
24H00 | Encerramento

albufeira sounds
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Alexandre Cabrita, do Al Sud de Lagos, é o Chef do Ano

Alexandre Cabrita, do Al Sud de Lagos, é o Chef do Ano

Sul Informação - Predador sexual alemão é suspeito formal da morte de Maddie

Maddie: Polícia alemã vai fazer novas buscas na Praia da Luz

Sul Informação - Presidente da República apela a solidariedade institucional que garanta estabilidade em 2025

Lagos será sede das comemorações do 10 de Junho e programação começa logo no dia 1