Évora é cidade finalista para ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as quatro cidades finalistas

Évora passou à próxima fase do processo de escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027, acaba de ser anunciado numa conferência de imprensa que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O júri internacional do concurso escolheu como finalistas Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada, deixando de fora as candidaturas de Faro, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real.

Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O anúncio das cidades finalistas foi feito no culminar de uma semana de audiências com as delegações de cada cidade candidata.

As candidaturas foram avaliadas por um júri que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal.

Entre Dezembro deste ano e Janeiro de 2023, será anunciada a candidata escolhida para, em conjunto com uma cidade da Letónia, receber o título de Capital Europeia da Cultura 2027. Até lá, as cidades portuguesas pré-selecionadas terão oportunidade de rever e ajustar as suas candidaturas e podem receber visitas do júri.

No passado, três cidades portuguesas receberam o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

A cidade de Portugal que vier a ser escolhida terá direito a um prémio de 1,5 milhões de euros, a que se juntarão  mais 25 milhões de euros atribuídos pelo Ministério da Cultura, com recurso a fundos comunitários.

 

 



Comentários

pub