Câmara de Ferreira do Alentejo paga despesas de deslocação a alunos do Ensino Superior

Autarquia reforça, assim, medidas de apoio aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo reforçou o apoio aos estudantes do concelho com medidas que agora beneficiam também os alunos que frequentam o Ensino Superior.

Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara, explica aqui como tudo se irá processar:

O apoio aos estudantes por parte daquele município alentejano começou em 2018, quando a autarquia decidiu apoiar os estudantes do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo que frequentassem o Ensino Básico e Secundário, com o objetivo de, por um lado, «ultrapassar as dificuldades socioeconómicas que inibiam o seu acesso à educação» e, por outro lado, «contribuir para a coesão familiar e enraizamento dos jovens deste concelho».

Agora, este apoio foi reforçado com medidas que passam a beneficiar também os alunos do Ensino Superior, naturais ou residentes no concelho.

Os apoios distribuem-se por três vertentes e visam o pagamento de despesas de deslocação.

Aos alunos que frequentem estabelecimentos de Ensino Superior no distrito de Beja, ou seja, o Instituto Politécnico de Beja, o município comparticipa com o pagamento de 50% do passe mensal do autocarro.

Aos jovens que estudem fora do distrito, mas em Portugal Continental, a autarquia assume as despesas de duas viagens por mês de ida e volta, de comboio ou autocarro.

Por fim, aos alunos e Ferreira do Alentejo que frequentem o Ensino Superior das Regiões Autónomas, a Câmara paga duas viagens de ida e volta por ano letivo.

Para usufruir desses apoios, os estudantes devem preencher o modelo de requerimento disponibilizado no site do município e juntar um atestado de residência no concelho de Ferreira do Alentejo, bem como o atestado de matrícula no Ensino Superior.

Depois, basta entregar os documentos no Serviço de Educação ou enviá-los para o email [email protected].

Após verificação dos documentos e, caso a candidatura seja aprovada, o Serviço de Educação comunicará o deferimento ao requerente, que deverá juntar os documentos comprovativos de despesa para se efetivar o apoio económico da Câmara Municipal.

 

 



Comentários

pub