Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz, atriz natural da vila

Eunice Muñoz, de 93 anos, nasceu na Amareleja, concelho de Moura, distrito de Beja, a 30 de Julho de 1928

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugura, esta quinta-feira, 13 de Outubro, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, uma homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que estará presente na cerimónia.

Trata-se de um espaço «pequeno, mas digno», no centro da localidade, frisou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja Joaquim Mário, entidade que teve a iniciativa de colocar em andamento o projeto.

A iniciativa contou com a colaboração da própria Eunice Muñoz, bem como de alguns familiares da atriz, e estava prevista «há muito tempo», mas foi sofrendo atrasos sucessivos, o último dos quais relacionado com a pandemia.

«Sempre quisemos que a casa fosse criada ainda com a Eunice Muñoz em vida e a pandemia estava a atrasar-nos, mas a valentia da Dona Eunice conseguiu ultrapassar também esses percalços. É bom ela ainda ver esta casa, saber que existe e é, sem dúvida, uma mais-valia para a Amareleja», destacou Joaquim Mário.

A Casa da Memória de Eunice Muñoz conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Câmara Municipal de Moura e do Museu Nacional do Teatro e da Dança, entidades que estarão representadas na inauguração.

A primeira exposição vai ter a duração de «entre seis meses e um ano», mas depois «outras exposições virão, com assuntos mais abrangentes ou mais específicos», mas sempre relacionados com a vida e a obra da atriz natural daquela vila alentejana.

Contará com objetos e fotos da atriz, assim como outros materiais em formato áudio e vídeo, entre os quais «alguns documentários cedidos pela RTP» (Rádio e Televisão de Portugal).

O espaço onde será instalada a habitação não corresponde, no entanto, à casa onde a atriz nasceu e que acabou por dar o seu nome à rua.

Eunice Muñoz, de 93 anos, nasceu na Amareleja, concelho de Moura, distrito de Beja, a 30 de Julho de 1928, tendo logo aos cinco anos de idade entrado em pequenas peças musicais.

A atriz tem décadas de trabalho no teatro, televisão e cinema português, sendo considerada uma das melhores atrizes nacionais.

Em 2018, no dia do seu 90.º aniversário, foi condecorada pelo Presidente da República, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito «pela admirável carreira da uma das mais reconhecidas e amadas atrizes portuguesas», de acordo com uma nota então divulgada pela Presidência da República.

 



Comentários

pub