Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Especialistas, decisores políticos, técnicos municipais, investigadores e organizações da sociedade civil, oriundos de sete países europeus da orla mediterrânica, vão juntar-se no Living Lab URWAN, um evento destinado a promover soluções inovadoras de gestão da água e regeneração urbana, que vai decorrer hoje e amanhã, dias 1 e 2 de Julho, no Eco Palacete Borralho Relógio, em Cuba.

Enquadrado pela iniciativa URWAN – Urban Regenerative Water Avant-garde(N), «o evento tem como principal objetivo democratizar o conhecimento sobre as “Soluções Baseadas na Natureza” (SbN), promovendo ao mesmo tempo a sua aplicação prática na adaptação dos espaços públicos urbanos às alterações climáticas, com especial enfoque na gestão racional de um recurso escasso na região – a água», segundo a Make it Better – Associação para a Inovação e Economia Social, que organiza o evento em parceria com o Município de Cuba.

«Durante dois dias, os participantes irão colaborar num ambiente dinâmico e participativo, explorando barreiras e oportunidades para a implementação de Soluções Baseadas na Natureza, tendo a água e a regeneração dos espaços urbanos com fundo, e fomentando a partilha de boas práticas, onde se incluem o edifício do Centro Unesco em Beja e o Plano de Sustentabilidade para a Gestão da Água da EMAS, e o desenvolvimento de estratégias locais e regionais que contribuam para comunidades mais resilientes e sustentáveis», acrescentam.

lagos eventos

Este evento também representa «mais uma oportunidade para colocar Cuba e o Alentejo no centro do debate europeu sobre inovação ambiental e sustentabilidade urbana, reforçando o papel das comunidades locais na construção de soluções para os desafios climáticos do presente e do futuro».

No âmbito da iniciativa URWAN, cofinanciada pelo Programa Interreg Euro-MED da União Europeia, está ainda prevista a requalificação de um edifício público do município de Cuba, «transformando-o de edifício “consumidor de água”, em edifício “produtor de água”, o qual servirá para exemplificar e demonstrar à escala regional e nacional o valor económico, social e ambiental da adoção de Soluções baseadas na Natureza».

Para inscrições e mais informação sobre o Living Lab URWAN, seguir este link.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

inframoura cada gota importa
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto MeteoFontes coloca Lagoa na vanguarda da meteorologia amadora

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações meteorológicas

Sul Informação - Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Sul Informação - Incêndio na zona de Alcácer do Sal corta trânsito na A2

Presumível responsável por incêndio florestal em Castro Verde detido pela Judiciária