O espetáculo de dança “Quinta Camada” realiza-se no próximo sábado, 5 de Julho, a partir das 19h00, no Teatro das Figuras, em Faro.
Este espetáculo marca o encerramento do ano letivo 2024/2025 do CAMADA Centro
Coreográfico.
Segundo a organização, é «o culminar de meses de trabalho criativo e técnico desenvolvido por cerca de 100 alunos, entre crianças, jovens e adultos».
Através da dança, o espetáculo convida o público a descobrir diferentes formas de ver e sentir a fotografia – tema central desta edição.
O espetáculo “Quinta Camada” apresenta um programa bipartido.
Na primeira parte, os alunos exploram a história e evolução da Fotografia na sociedade, através de composições coreográficas originais. Na segunda parte, o destaque vai para a estreia de “Click”, uma criação do coreógrafo Miguel Santos, desenvolvida no âmbito do projeto CRIATURA – iniciativa de mediação e intercâmbio artístico entre duas escolas de dança de Faro e Tavira.
“Click” é uma oportunidade para estes jovens refletirem sobre a memória do corpo como arquivo vivo.
«A fotografia foi o ponto de partida para pensar o corpo, mas é o movimento que lhe dá vida e novos significados», refere a diretora Carolina Cantinho.
Esta criação é produzida pela CAMADA Centro Coreográfico e conta com a parceria da D’Dance Company e do Teatro das Figuras e apoio dos Municípios de Faro e Tavira, onde também será apresentada, a 17 de Julho, às 22h00, na Praça da República.
A CAMADA Centro Coreográfico, com sede em Faro, é uma estrutura dedicada à formação, criação e difusão da dança contemporânea. Celebra, este ano, o seu quinto ano de vida contribuindo para a formação artística de jovens talentos no Algarve e para o enriquecimento cultural da região, promovendo práticas artísticas inclusivas e intergeracionais.