Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

As obras que estão a decorrer no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, estão a decorrer «como previsto», sendo previsível que o acesso pedonal à praia naquela zona «seja reaberto em segurança durante a segunda quinzena de Julho».

A informação foi dada esta quarta-feira, 2 de Julho, pela Câmara de Portimão, que sublinha que «todos os outros sete acessos à Praia da Rocha se encontram totalmente desimpedidos».

Ainda há poucos dias, perante a aparente paragem nestas obras do jardim, o PSD portimonense disse estar «profundamente preocupado» com esta situação «inexplicável».

inframoura cada gota importa

Em comunicado, a concelhia social-democrata sublinhava que «há dias que a obra está ao abandono: não há trabalhadores no local, os acessos pedonais estão bloqueados ou descaracterizados, e a área continua num estado caótico. Tudo isto precisamente na altura em que milhares de pessoas circulam na zona»..

Aquando da divulgação deste comunicado do maior partido da oposição, no sábado passado, o Sul Informação pediu esclarecimentos ao presidente da Câmara de Portimão, que só chegaram hoje, sob a forma de uma nota de imprensa da autarquia.

Este esclarecimento surge no mesmo dia em que a Câmara anuncia que, durante os próximos três meses, não se irão realizar obras nas principais zonas da cidade, «de forma a garantir uma circulação mais fluida e tranquila para residentes, comerciantes e turistas».

«Este esforço foi possível graças ao trabalho conjunto entre os empreiteiros e as equipas municipais, que permitiram a conclusão atempada — ou a suspensão planeada — das intervenções em curso, muitas das quais decorreram durante os meses de inverno», refere a autarquia.

Entre as diversas obras já concluídas, o Município destaca a “Requalificação da Urbanização da Quinta do Pinheiro”, a “Intervenção na Rua Montalvão Marques”, a “Requalificação da zona envolvente à Igreja de Portimão” (aguardando apenas autorização para intervenção final no muro) e a repavimentação da EM 531 (com demolição de muros ainda a decorrer, sem impacto na circulação rodoviária).

Apesar deste esforço, a autarquia esclarece que «subsistem algumas intervenções em «zonas de circulação secundária», como são o caso da Rua Bento Jesus Caraça; Rua Heróis da Restauração; zona traseira da Avenida 25 de Abril (junto à “Geliglu”) e num troço da Avenida Fernando Pessoa, junto à Escola Júdice Fialho.

Estas obras deverão ficar concluídas até ao final do mês de Julho, com o menor impacto possível para a mobilidade local, garante ainda a autarquia.

No que respeita à Fortaleza de Santa Catarina, a Câmara de Portimão informa que está a decorrer, «com caracter de urgência», o projeto de execução da Reabilitação Estrutural daquele edifício, o qual, caso estejam reunidas as condições, poderá avançar para obra ainda durante o Verão, «sem comprometer a circulação pedonal e o usufruto dos espaços públicos deste singular monumento».

A Câmara Municipal de Portimão agradece a «compreensão e paciência de toda a comunidade local, que foi afetada por diversas empreitadas ao longo dos últimos meses» e explica que muitas dessas intervenções «tinham caráter urgente ou aproveitaram janelas de oportunidade técnica e financeira que impuseram a sua execução durante o Inverno».

Sul Informação

Sul Informação

Sul Informação

são brás de alportel
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Pelo menos um terço das Câmaras muda de presidente nas Eleições Autárquicas de 2025

Faro repavimenta ruas em toda a cidade

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]