O território do Geoparque Algarvensis, que abrange os municípios de Loulé, Silves e Albufeira, está, durante cinco dias, a receber a visita dos avaliadores da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, no âmbito da candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.
A missão de avaliação inclui um programa exigente, que combina reuniões técnicas detalhadas com intensas saídas de campo para que os avaliadores possam analisar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, tanto em termos estratégicos como nas suas evidências no terreno.
Ao longo destes dias, os avaliadores irão visitar infraestruturas, equipamentos, parcerias e projetos que comprovam que o Geoparque Algarvensis já funciona como tal, mesmo antes de uma eventual atribuição da chancela UNESCO.
A missão culminará com uma conferência de imprensa pública, agendada para a próxima terça-feira, 8 de Julho, às 15h15, no Adro do Posto de Turismo de Silves (atualmente sede do Info Center do Geoparque Algarvensis).
«Este é um momento decisivo para as comunidades locais, para o Algarve, para Portugal. A candidatura do Geoparque Algarvensis representa um marco nacional no reconhecimento internacional da identidade geológica, cultural e educativa da região», reforça a entidade responsável pelo Geoparque.
Os resultados finais da candidatura só serão conhecidos após deliberação do Conselho da Rede Mundial de Geoparques, na 11ª Conferência Internacional de Geoparques, que irá decorrer no início de Setembro deste ano, no Chile.