Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

A Câmara Municipal de Lagos vai construir mais 109 novos fogos municipais destinados a arrendamento, num investimento superior a 18 milhões de euros.

A autarquia adjudicou na quarta-feira a construção de dois novos empreendimentos habitacionais e abriu concurso para outros dois, inseridos na Estratégia Local de Habitação, depois de um primeiro conjunto de 47 fogos já atribuídos.

As quatro novas intervenções vão «aumentar a resposta pública habitacional em vários pontos do concelho, incluindo na própria cidade de Lagos e arredores», destaca o executivo liderado por Nuno Pereira (PS), em comunicado.

Banner lateral albufeira

Para o Chinicato, está prevista a construção de 24 fogos, com um prazo de execução de 540 dias e um investimento de 4,2 milhões de euros.

O loteamento de Bensafrim, junto ao Mercado Municipal, implica a construção de 14 novos fogos, com prazo de execução de 410 dias e 2,4 milhões de euros de investimento.

As duas adjudicações englobam a elaboração do projeto de execução, com base no estudo prévio já existente, e a execução da empreitada.

Já os dois concursos abertos esta quarta-feira, implicam empreitadas de conceção-construção de mais 20 fogos em Bensafrim (no loteamento municipal Lacóbriga) e 51 novos fogos em Lagos (Santo Amaro).

Estas duas intervenções têm um custo estimado de 11 milhões de euros.

Segundo a autarquia de Lagos, está a decorrer ainda o concurso para a construção de 104 apartamentos destinados a arrendamento e uma habitação colaborativa, a construir na CHESGAL, na sede de concelho, orçados em 19 milhões de euros.

Já concluídos e atribuídos, estão 8 fogos em Bensafrim, 9 no Sargaçal e 12 na CHESGAL, em Lagos, enquanto em construção e atribuídos estão 12 fogos na Cerca do Cemitério, na cidade lacobrigense, e 6 em Barão de São João.

Para fazer face a esta «avultada carteira de investimentos», e perante as «incertezas» relativas às candidaturas apresentadas ao financiamento integral do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o município decidiu financiar-se junto da banca, recorrendo a um empréstimo de 25 milhões de euros, cuja contratação foi igualmente apreciada e votada na reunião ordinária do executivo de quarta-feira.

O presidente da autarquia, Nuno Pereira, disse, em reunião de câmara, que dos 4 milhões de investimento já executados em habitação (nos três empreendimentos construídos em Bensafrim, Sargaçal e Lagos), o município «só recebeu até ao momento do PRR o valor de 900 mil euros».

Sul Informação

Projeto do lote de 51 fogos em Santo Amaro

Sul Informação

Projeto do lote de 14 fogos em Bensafrim

Sul Informação

Projeto do lote de 20 fogos em Bensafrim

Sul Informação

Projeto do lote de 24 fogos no Chinicato

Banner lateral albufeira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Nova Unidade de Saúde Familiar Lacóbriga atribui médico de família a 7 mil utentes 

Nova Unidade de Saúde Familiar Lacóbriga atribui médico de família a 7 mil utentes 

Sul Informação - Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Crise da habitação leva Faro e Portimão à rua no fim de semana

Sul Informação - Socialistas ganham em Faro, com CDU em 3º

Tertúlia Farense vai debater políticas de solos e habitação