A Câmara Municipal de Lagos vai construir mais 109 novos fogos municipais destinados a arrendamento, num investimento superior a 18 milhões de euros.
A autarquia adjudicou na quarta-feira a construção de dois novos empreendimentos habitacionais e abriu concurso para outros dois, inseridos na Estratégia Local de Habitação, depois de um primeiro conjunto de 47 fogos já atribuídos.
As quatro novas intervenções vão «aumentar a resposta pública habitacional em vários pontos do concelho, incluindo na própria cidade de Lagos e arredores», destaca o executivo liderado por Nuno Pereira (PS), em comunicado.
Para o Chinicato, está prevista a construção de 24 fogos, com um prazo de execução de 540 dias e um investimento de 4,2 milhões de euros.
O loteamento de Bensafrim, junto ao Mercado Municipal, implica a construção de 14 novos fogos, com prazo de execução de 410 dias e 2,4 milhões de euros de investimento.
As duas adjudicações englobam a elaboração do projeto de execução, com base no estudo prévio já existente, e a execução da empreitada.
Já os dois concursos abertos esta quarta-feira, implicam empreitadas de conceção-construção de mais 20 fogos em Bensafrim (no loteamento municipal Lacóbriga) e 51 novos fogos em Lagos (Santo Amaro).
Estas duas intervenções têm um custo estimado de 11 milhões de euros.
Segundo a autarquia de Lagos, está a decorrer ainda o concurso para a construção de 104 apartamentos destinados a arrendamento e uma habitação colaborativa, a construir na CHESGAL, na sede de concelho, orçados em 19 milhões de euros.
Já concluídos e atribuídos, estão 8 fogos em Bensafrim, 9 no Sargaçal e 12 na CHESGAL, em Lagos, enquanto em construção e atribuídos estão 12 fogos na Cerca do Cemitério, na cidade lacobrigense, e 6 em Barão de São João.
Para fazer face a esta «avultada carteira de investimentos», e perante as «incertezas» relativas às candidaturas apresentadas ao financiamento integral do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o município decidiu financiar-se junto da banca, recorrendo a um empréstimo de 25 milhões de euros, cuja contratação foi igualmente apreciada e votada na reunião ordinária do executivo de quarta-feira.
O presidente da autarquia, Nuno Pereira, disse, em reunião de câmara, que dos 4 milhões de investimento já executados em habitação (nos três empreendimentos construídos em Bensafrim, Sargaçal e Lagos), o município «só recebeu até ao momento do PRR o valor de 900 mil euros».

Projeto do lote de 51 fogos em Santo Amaro

Projeto do lote de 14 fogos em Bensafrim

Projeto do lote de 20 fogos em Bensafrim
