João Morgado foi o vencedor da 5ª edição do Prémio Literário Santos Stockler, com o romance Cemitério de Pardais, revelou a Câmara de Lagoa numa cerimónia que teve lugar no dia 25 de Junho.
Segundo o júri, que decidiu por unanimidade atribuir o prémio ao livro Cemitério de Pardais, este é «um romance que, partindo das últimas 24 horas da vida do narrador-protagonista, relata o processo de constituição e evolução de uma família, tragicamente abalada, tendo como pano de fundo o Portugal e a Espanha de antes e pós democracia».
O Prémio Literário Santos Stockler tem um valor pecuniário de 10.000 euros e também contempla a publicação da obra, que foi lançada nesse mesmo dia, «contribuindo assim para o reconhecimento e a valorização da literatura em língua portuguesa».
Instituído em 2016 pelo Município de Lagoa, o prémio «tem como objetivos a promoção, defesa e valorização da Língua Portuguesa, bem como das diversidades socioculturais do concelho. Pretende ainda incentivar a criação literária, o gosto pela escrita e pela leitura, e homenagear a figura ímpar do poeta, jornalista e romancista lagoense Santos Stockler».
«O Prémio Literário Santos Stockler é um dos pilares da nossa política de valorização da cultura e da identidade local. É com enorme satisfação que vemos este galardão distinguir uma obra tão relevante no panorama literário contemporâneo. Felicitamos o autor João Morgado pela conquista e por enriquecer o património da nossa língua», segundo Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.





