O Grupo Folclórico de Faro venceu o 1º prémio na categoria “Dança tradicional” no Festival “Flower of the Sun” que decorre até domingo, 6 de Julho, na cidade de Šiauliai (Lituânia).
Com uma delegação composta por 32 elementos, entre bailadores, tocadores e cantadores, o grupo algarvio – único representante português – está, pela primeira vez, na Lituânia, acrescentando, assim, esse país báltico da antiga União Soviética ao extenso rol de países visitados.
O “Flower of the Sun” é o maior festival internacional de folclore dos Estados Bálticos e um dos maiores da Europa de Leste. Tem como particularidade a atribuição de diversos prémios às melhores atuações de: dança tradicional (ganho pelo Grupo Folclórico de Faro), dança coreografada, conjunto vocal, conjunto instrumental, solista vocal e solista instrumental.
A isto junta-se o “Grande Prémio” do Festival.
Este “Flower of the Sun” fez parte do calendário das organizações internacionais IOV (International Organization of Folk Art) e FIDAF (Federation of International Dance Festivals) que lhe atribuiu, em 2023, o prémio de “Melhor Festival”.
O mais antigo dos grupos de folclore do Algarve é presença habitual nos grandes festivais de folclore do mundo. Embaixador da região e do país, já representou Portugal em 21 países de quatro continentes: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia, Bélgica, Polónia, Argentina, Uruguai e Croácia.
O Grupo Folclórico de Faro é ainda o organizador do maior festival internacional de folclore do sul de Portugal – o FolkFaro – cuja 21ª edição decorrerá um mês após o seu regresso, de 17 a 23 de Agosto.