Dino d’Santiago com a Orquestra do Algarve, Nenny, Buba Espinho, os NAPA, Lena d’Água, Bárbara Bandeira, Ana Bacalhau e Mundo Segundo com Sam the Kid são alguns dos destaques da edição deste ano do Festival F que se realiza de 4 a 7 de Setembro, em Faro.
Uma das grandes novidades deste ano é que, para assinalar os 10 anos, o Festival F terá, pela primeira vez, quatro dias. Ao todo, são mais de 80 os artistas, bandas e projetos que irão apresentar-se no festival.
«O dia extra [que calha num domingo e é feriado municipal em Faro, permite] aumentar ainda mais o leque de propostas que conseguimos abranger no festival, oferecer um programa ainda mais diversificado e traçar uma radiografia à música portuguesa mais abrangente que nunca», afirmou o diretor da promotora Sons em Trânsito, Vasco Sacramento, em declarações à Lusa, à margem da apresentação do cartaz do festival, que decorreu hoje, em Lisboa.
Por ser a 10.ª edição, a organização decidiu, por um lado, «fazer um balanço do que está para trás», incluindo no cartaz «artistas que tiveram passagens muito marcantes pelo F», como por exemplo Diogo Piçarra, Pedro Abrunhosa e a festa Revenge of the 90’s, «que marcou bastante duas edições».
Além disso, há artistas que se estreiam no F, o que para Vasco Sacramento é «mais uma demonstração da vitalidade que a música portuguesa alcançou», caso de Os Quatro e Meia e Luís Represas, por exemplo.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, que coorganiza o festival, destaca também o dia extra, dia 7, «que terá um preço de bilhete mais acessível e um cartaz dirigido a todos, nomeadamente a famílias».
Paulo Santos salienta também uma outra novidade nesta edição: a disponibilização de uma ‘app’ de telemóvel, «com uma componente de ‘gamificação’ e que permitirá uma experiência personalizada do festival».
No primeiro, a 4 de Setembro, atuarão nomes como “Os Quatro e Meia”, Diogo Piçarra, Luís Represas, Bateu Matou e Bandidos do Cante.
Seguem-se, no dia 5, concertos de Sara Correia, Bárbara Bandeira, Lena d’Água, Tara Perdida ou Dojdje.
Já no penúltimo dia do Festival F – dia 6 – os espetáculos serão assegurados por artistas como Ana Moura, Bispo, Buba Espinho, Ana Bacalhau, Nenny, Miguel Luz ou a festa “Revenge of the 90’s”.
O F vai terminar no dia 7, com uma noite que promete muita animação e com um dos grandes destaques da edição: um concerto do algarvio Dino d’Santiago com a Orquestra do Algarve. Haverá, ainda, Pedro Abrunhosa, Julinho KSD, os NAPA – vencedores do Festival da Canção deste ano – e os Mundo Segundo com Sam the Kid.
Ao longo dos últimos 10 anos, o Festival F já recebeu 317.200 espectadores e apresentou um total de 462 concertos. De um evento pequeno – com apenas 5000 metros quadrados e que se “limitava” à zona entre o Museu, Câmara e Sé de Faro, passou a ser o último grande festival de Verão, com uma área de 38.500 metros quadrados.
O F terá, este ano, nove palcos, bem como uma série de atividades paralelas que englobam artes performativas, mercado de autor, exposições e tertúlias.
Dia 4 de Setembro
Os Quatro e Meia
Diogo Piçarra
Profjam
Insert Coin
Lon3r Johny
Bandidos do Cante
Luís Represas
Bateu Matou
Iolanda
Bluay
Pedro da Linha
Margarida Campelo
Benjamin
The Mirandas
Melissa Simplício
Miramar
Amaura
Mar
João Borsh
Fidiu Kitxora
5 de Setembro
Sara Correia
Bárbara Bandeira
Mizz Miles
Supasquad
Entre Aspas
Tara Perdida
Dojdje
Lena d’Água
Soraia Tavares
Lhast
Compotas
Guga
Omiri
Diogo Clemente
Galopim
Silly
Maria Reis
Cicatriz
Skuru Fitcharu
6 de Setembro
Ana Moura
Bispo
Revenge of the 90’s
Buba Espinho
Ana Bacalhau
Nenny
Rita Rocha
Miguel Luz
Klin Klop
Vizinhos
Edmundo Inácio
Miss Universo
Diogo Zambujo
Recante
Jéssica Pina
Sandrino
Chyna
Sleepy the Prince
7 de Setembro:
Dino d’Santiago com Orquestra do Algarve
Pedro Abrunhosa
Julinho KSD
Nena
Tiago Nacarato e Obs
NAPA
Mundo Segundo & Sam the Kid
Nina Toc Toc
VSP AST
Left
Billyfresh
Yang
Caju & Bambu
Chinfrim
Melomenoritmica
Obrigado por fazer parte desta missão!