O centro histórico de Tavira transforma-se este Verão numa galeria a céu aberto com a exposição “Olhar o Centro – Tavira”, da autoria dos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson D’Aires.
Promovido pelo Município, este projeto resulta de uma residência artística que apostou na criação contemporânea como instrumento de valorização do território, da identidade local e da ligação entre a cultura e a comunidade.
“Olhar o Centro” é um projeto de fotografia assente no trabalho de proximidade e mediação comunitária que visa «promover uma ação cultural junto do comércio tradicional, esse espaço de relação que, historicamente, ocupa o centro das vilas e cidades e que assume um papel estratégico em processos de reabilitação urbana», referiu o Município em comunicado.
Através da criação de novos retratos fotográficos, o projeto pretende dar a ver — de novo — lojas com história e lojas que contam estórias.
«Numa era marcada pela padronização dos consumos, que tende a uniformizar hábitos e relações, o comércio local surge aqui como núcleo de identidade cultural resistente, sustentado por uma rede social densa, viva e próxima. Cada porta é um balcão aberto que acolhe e trata os clientes com familiaridade, dinamiza a economia de bairro e afirma-se como tecido económico resiliente. Esse papel fortalece a coesão social e territorial, contribui para a melhoria sustentável da qualidade de vida e potencia o valor histórico, cultural e paisagístico do centro onde se insere», refere a autarquia em comunicado.

Com um percurso consolidado na fotografia documental e artística, Augusto Brázio e Nelson D’Aires desenvolvem este projeto em várias cidades portuguesas.
Em Tavira, o resultado é «uma narrativa visual sensível e crítica, feita de fragmentos que captam o presente e sugerem o futuro».
A exposição estará patente até 31 de Agosto, distribuída pelas montras de várias lojas e estabelecimentos comerciais do centro histórico, promovendo um circuito expositivo acessível a todos e dinamizando o comércio local.
O Município de Tavira convida toda a população, visitantes e turistas a percorrer este roteiro visual pelas ruas da cidade, redescobrindo Tavira com um novo olhar — mais atento, mais próximo, mais humano.