Mais de 800 mil espectadores desfrutaram dos milhares de eventos realizados no Teatro das Figuras, nos 20 anos que passaram desde a inauguração deste espaço, revelou este espaço cultural.
Na terça-feira, 1 de julho, dia do 20º aniversário deste equipamento, foi lançado o novo site do Teatro das Figuras, «com uma imagem renovada, moderna, com um layout mais intuitivo e adaptado às exigências dos novos públicos».
Inaugurado a 1 de julho de 2005, o Teatro Municipal de Faro, como era originalmente designado, é, ainda hoje, o maior equipamento cultural do Algarve.
Segundo o Teatro das Figuras, este projeto nasceu «da ambição e vontade de criar um espaço com caraterísticas únicas na região, que viria a possibilitar aos algarvios e ao público que nos visita o acesso a novas produções artísticas e o contacto com novos artistas».
«Vinte anos depois foram mais de 800 mil os espectadores que passaram por este espaço e por eventos organizados pelo Teatro das Figuras “fora de portas”. Os espetáculos realizados superam os 2.350, distribuídos por concertos, óperas, espetáculos de dança, peças de teatro, eventos direcionados para o público infantojuvenil, exposições, sessões de cinema, conferências e conversas», descreve o espaço cultural farense.
Desde 2005, o teatro acolheu «cerca de 300 peças de teatro e mais mil atores, mais de 700 concertos de diferentes géneros musicais e milhares de bailarinos surpreenderam a nossa audiência nos cerca de 400 espetáculos de dança apresentados, desde o ballet clássico à dança contemporânea».
«Somamos dezenas de parcerias e coproduções, a par de outros tantos convites lançados para promover a produção e a criação artísticas, como é o caso dos projetos Bandas ao Figuras, South Music, Ciclo Emergente e o mais recente Prémio Novas Dramaturgias José Louro, que visa premiar obras dramatúrgicas de autores com menos de 35 anos», acrescentou o Teatro das Figuras.
A «arquitetura singular e imponente» deste equipamento cultural «tem assinatura do reconhecido arquiteto Gonçalo Byrne, e procura transmitir a leveza de uma vida banhada pelo mar e a importância de uma casa dedicada à urgência da Cultura».
«Numa atualidade que se apresenta cada vez mais desafiante e tecnologicamente influenciada, a importância de um espaço de fruição cultural com as características desta casa é ainda mais iminente e necessária, sempre com o cuidado de apresentar uma programação diversificada e dirigida a todos os públicos, incluindo produções mais clássicas e também projetos artísticos mais ousados e experimentais», concluiu o Teatro das Figuras.
Obrigado por fazer parte desta missão!