Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Mais de 800 mil espectadores desfrutaram dos milhares de eventos realizados no Teatro das Figuras, nos 20 anos que passaram desde a inauguração deste espaço, revelou este espaço cultural.

Na terça-feira, 1 de julho, dia do 20º aniversário deste equipamento, foi lançado o novo site do Teatro das Figuras, «com uma imagem renovada, moderna, com um layout mais intuitivo e adaptado às exigências dos novos públicos».

Inaugurado a 1 de julho de 2005, o Teatro Municipal de Faro, como era originalmente designado, é, ainda hoje, o maior equipamento cultural do Algarve.

inframoura cada gota importa

Segundo o Teatro das Figuras, este projeto nasceu «da ambição e vontade de criar um espaço com caraterísticas únicas na região, que viria a possibilitar aos algarvios e ao público que nos visita o acesso a novas produções artísticas e o contacto com novos artistas».

«Vinte anos depois foram mais de 800 mil os espectadores que passaram por este espaço e por eventos organizados pelo Teatro das Figuras “fora de portas”. Os espetáculos realizados superam os 2.350, distribuídos por concertos, óperas, espetáculos de dança, peças de teatro, eventos direcionados para o público infantojuvenil, exposições, sessões de cinema, conferências e conversas», descreve o espaço cultural farense.

Desde 2005, o teatro acolheu «cerca de 300 peças de teatro e mais mil atores, mais de 700 concertos de diferentes géneros musicais e milhares de bailarinos surpreenderam a nossa audiência nos cerca de 400 espetáculos de dança apresentados, desde o ballet clássico à dança contemporânea».

«Somamos dezenas de parcerias e coproduções, a par de outros tantos convites lançados para promover a produção e a criação artísticas, como é o caso dos projetos Bandas ao Figuras, South Music, Ciclo Emergente e o mais recente Prémio Novas Dramaturgias José Louro, que visa premiar obras dramatúrgicas de autores com menos de 35 anos», acrescentou o Teatro das Figuras.

A «arquitetura singular e imponente» deste equipamento cultural «tem assinatura do reconhecido arquiteto Gonçalo Byrne, e procura transmitir a leveza de uma vida banhada pelo mar e a importância de uma casa dedicada à urgência da Cultura».

«Numa atualidade que se apresenta cada vez mais desafiante e tecnologicamente influenciada, a importância de um espaço de fruição cultural com as características desta casa é ainda mais iminente e necessária, sempre com o cuidado de apresentar uma programação diversificada e dirigida a todos os públicos, incluindo produções mais clássicas e também projetos artísticos mais ousados e experimentais», concluiu o Teatro das Figuras.

Gostou do que leu? Ajude-nos a continuar!
 
O nosso compromisso é levar até si notícias rigorosas, relevantes e próximas da sua comunidade. Para continuarmos a fazer o que fazemos, precisamos do seu apoio. Qualquer donativo, por mais pequeno que seja, faz a diferença e ajuda a garantir a continuidade deste projeto. Juntos, mantemos a informação viva no Algarve e no Alentejo.
Obrigado por fazer parte desta missão!
Contribua aqui!

jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Vai haver “Swing” no Teatro das Figuras

Vai haver “Swing” no Teatro das Figuras

Sul Informação - Leon Baldesberger e Luís Henrique dão o pontapé de saída para mais um Beliche Jazz

Leon Baldesberger e Luís Henrique dão o pontapé de saída para mais um Beliche Jazz

Sul Informação - Grupo Folclórico de Faro vence 1º prémio em festival na Lituânia

Grupo Folclórico de Faro vence 1º prémio em festival na Lituânia