A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve implementou um conjunto de intervenções de melhoria da eficiência energética no seu edifício-sede que resultou numa redução de 42,3%, «ultrapassando as medidas previamente definidas».
Entre as principais intervenções destaca-se a instalação de um sistema solar fotovoltaico com armazenamento para autoconsumo ligado à rede de baixa tensão. Este sistema é complementado por baterias que possibilitam o desfasamento entre a produção e o consumo de energia, reduzindo assim a dependência da rede elétrica e maximizando o aproveitamento da energia renovável produzida localmente.
Com a redução apresentada, a classificação energética do edifício sede da CCDR Algarve subiu dois níveis, de B para A+. Antes da intervenção, o edifício registava um consumo anual de 109.297 kWh de energia elétrica proveniente da rede, valor que desceu para 63.061 kWh em 2024. Também ao nível da energia primária se verificou uma redução significativa, passando de 273.424 para 157.653 kWhEP.
Adicionalmente, foi possível evitar a emissão de 15,97 toneladas de dióxido de carbono, reforçando o contributo ambiental das intervenções.
Dando continuidade à estratégia de eficiência energética iniciada no edifício-sede, estão em curso os trabalhos preparatórios das intervenções no CEAT – Centro de Experimentação Agrária de Tavira e no Edifício de São Francisco, em Faro.
Está ainda previsto o arranque, em breve, de obras no Edifício Doglioni, também em Faro. Estas ações visam estender os resultados alcançados, reforçando o contributo da administração pública desconcentrada nos desafios da eficiência energética.
Este projeto foi cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Fundo Ambiental, no âmbito do investimento TC-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, com o apoio da União Europeia – NextGenerationEU.