O presidente da Câmara Municipal de Lagoa recebeu nos Paços do Concelho o jovem futebolista Alexandre Tverdohlebov, que se sagrou em Junho campeão da Europa de sub-17.
A cerimónia simbólica visou o «reconhecimento pelo percurso desportivo e académico de excelência que tem vindo a desenvolver», destaca, em comunicado, o executivo liderado por Luís Encarnação (PS).
Com apenas 17 anos, o guarda-redes, natural de Lagoa, assinou recentemente o seu primeiro contrato profissional com o Sporting, um dos maiores clubes do país, «consolidando assim o seu trajeto como promissor futebolista nacional», destaca a autarquia.
O jovem lagoense integrou a seleção portuguesa de sub-17, que no passado dia 1 de Junho se sagrou campeã da Europa, ao vencer a França por 3-0 na final da prova disputada na Albânia.
«A conquista deste título europeu, o terceiro de Portugal neste escalão (depois de 2003 e 2016), representa um feito desportivo de grande relevo, que contou com o contributo de Alexandre Tverdohlebov, elevando o nome de Lagoa a nível internacional», sublinha a Câmara de Lagoa.

Durante a receção, o presidente Luís Encarnação destacou «não só o talento desportivo» de Alexandre, mas também o seu percurso académico, sublinhando que o jovem atleta «é um exemplo para os seus pares, por conseguir aliar a excelência no desporto a um desempenho escolar igualmente notável».
«O município de Lagoa orgulha-se de contar com jovens como Alexandre, que, com esforço, dedicação e valores humanos sólidos, levam mais longe o nome do concelho. Esta receção pretendeu não só homenagear o seu mérito, como também reforçar o compromisso do município com a valorização da juventude, da educação e do desporto», frisa o executivo.
O jogador algarvio, que soma 12 internacionalizações pelas seleções jovens, passou, no Algarve, por GD Lagoa, AEF João Moutinho e NS Olhão, antes de se fixar em Alcochete, na formação sportinguista.